Habitação: Governador e Prefeito debaterão Residencial Luiz Gonzaga

A audiência que reunirá o prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana será na tarde desta segunda-feira (28/09). O encontro já foi agendado após representantes das entidades do projeto do residencial Luiz Gonzaga se reunirem com o prefeito na última semana cobrando uma solução para que não sejam perdidas as unidades habitacionais.

A comissão pediu que Roberto Cláudio se aliasse a Camilo Santana para garantir os recursos da contrapartida de 10% (dez por cento), necessários para o início da obra. Os 90% restantes já estão liberados pelo Ministério das Cidades e o contrato do empreendimento já foi devidamente assinado, mas vence no próximo dia 8 de outubro. “Este prazo reduzido para iniciar as obras está preocupando movimentos e famílias que vêem sua conquista da casa própria ameaçada”, reforça Natanael Mota, presidente da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF).

Saiba mais

Cerca de 100 associações de moradores e mais de 3 mil famílias aguardam o cumprimento do direito à moradia e estão engajadas na mobilização pela construção residencial Luiz Gonzaga.

O Luiz Gonzaga é o primeiro empreendimento a ser contratado através do Minha Casa, Minha Vida – Entidades no Ceará. A contratação do projeto aconteceu em dezembro de 2014, após mais dois anos de tramitação na Caixa Econômica Federal, mas devido a problemas com a contrapartida, que viabilizaria a infraestrutura do empreendimento, ainda não foi iniciada a construção.

Mais de 17 mil pessoas vivendo em situação de vulnerabilidade aguardam a execução do empreendimento, considerado um dos maiores na modalidade no Brasil.

De Fortaleza,
Carolina Campos