Golpista entrega-se às autoridades de Burkina Faso
O general Gilbert Dienderé, chefe do recente golpe de Estado em Burkina Faso, entregou-se nesta sexta-feira (2) às autoridades depois de negociar com o governo de transição, informaram fontes oficiais.
Publicado 02/10/2015 15:21

Dienderé, quem refugiou-se na embaixada do Vaticano depois de o exército atacar com artilharia pesada o quartel da guarda presidencial, a unidade responsável da conspiração, foi posto sob controle militar, confirmou o porta-voz do Ministério de Defesa, coronel Boureima Ouedraogo.
O golpe militar burquinabe começou no dia 16 de setembro, quando efetivos do regimento presidencial interromperam uma sessão do Conselho de Ministros e detiveram o presidente, Michel Kafando, e o chefe do gabinete, Isaac Zida, a quem depois decidiram liberar.
Integrantes do governo de transição negociaram extensamente com os golpistas, que se negavam a se desarmar como foi combinado para finalizar a crise institucional neste país.
Ainda que se desconheçam os detalhes do acordado com Dienderé, um aliado do ex-presidente Blaise Compaoré, deposto em 2014
Na terça-feira, o chefe da conspiração chamou os militares rebeldes a deporem as armas e assegurou que se entregaria às autoridades quando estivesse garantida sua segurança.
Fonte: Prensa Latina