Ucrânia vive desordens em comemoração de feriado fascista

A polícia de Kiev confirmou que durante as manifestações do Partido Nacionalista Liberdade e do partido extremista Setor de Direita ocorreu uma explosão. Durante a marcha de representantes do partido nacionalista Liberdade e do partido extremista Setor de Direita, por ocasião do aniversário do Exército Insurgente da Ucrânia em Kiev, ocorreu a explosão de um dispositivo, segundo informou a polícia local.

Fascistas levam faixa com a efígie de Bandura e Chukhevitch, notórios terroristas

Os manifestantes haviam começado a reunir-se perto da prisão Lukyanovka em Kiev, onde se encontram ativistas do partido Liberdade, presos por ações criminosas perto da Rada (parlamento) da Ucrânia em 31 de agosto.

Durante as manifestações havia um cheiro forte de gás. Isto foi também notado pelos organizadores. Ao mesmo tempo, eles apelaram aos manifestantes para estarem preparados para possíveis provocações. De acordo com testemunhas, o dispositivo foi lançado contra os manifestantes por alguém que estava no interior da manifestação.

O Exército Insurgente da Ucrânia foi formado em 14 de outubro de 1942 como parte militar da Organização dos Nacionalistas Ucranianos. Eles alegavam que lutavam pela "independência" da Ucrânia, estado criado após a revolução Russa de 1917. Suas operações terroristas se davam principalmente no oeste da Ucrânia contra as tropas soviéticas, em colaboração com os nazistas.

Anteriormente a Ucrânia comemorou o Dia do Defensor da Pátria juntamente com a Rússia no dia 23 de fevereiro. Antes da contrarrevolução, este dia era o de comemoração do Exército Vermelho e da Marinha, devido à primeira vitória obtida pelo Exército Vermelho contra tropas da Alemanha imperial em 1918.

O Setor de Direita é um movimento que reúne uma série de organizações sectárias nacionalistas na Ucrânia. Em janeiro e fevereiro de 2014 membros do grupo participaram de confrontos com a polícia, bem como da invasão de diversos prédios administrativos do país, e desde abril do ano passado promovem repressão a protestos no Sudeste ucraniano.