Entidades exigirão a extinção das armas nucleares em 19 de outubro

Várias entidades dos movimentos sociais realizarão um encontro em Brasília para exigir o fim das armas nucleares e marcar o Dia Internacional da Eliminação Total de Armas Nucleares, que se comemorou em 26 de setembro.

Acidente nuclear - colagem Voz da Rússia

Leia abaixo a íntegra da nota distribuída pelo Cebrapaz:

O Cebrapaz, o Conselho Mundial da Paz e as entidades parceiras Barão de Itararé, PCdoB, UNE, MDD, Unipop, UJS, Ubes, Unegro e CTB, realizarão no próximo dia 19 de outubro de 2015, às 19 horas, no Museu da República em Brasília, DF, este Encontro em defesa da Paz e da Vida: Desarmamento Já! para marcar o Dia Internacional da Eliminação Total de Armas Nucleares, comemorado no último dia 26 de setembro em todo o mundo.

Existem no planeta hoje cerca de 16 mil armas nucleares, mais de 4 mil delas prontas para serem empregadas de imediato. Seu uso ou a simples ameaça de uso destes artefatos, em qualquer circunstância, constitui violação da Carta das Nações Unidas e da Declaração dos Direitos Humanos, crime contra toda a humanidade.

Nos nossos dias, um dos principais inimigos da cultura de Paz é o terrorismo. É preciso condenar todos os atos, métodos e práticas de terrorismo, incluindo o terrorismo de Estado e tomar medidas concretas para combater este flagelo e impedir sua disseminação. Ao mesmo tempo, a existência da prática do terrorismo não pode servir de escusa para o desenvolvimento de novos armamentos, a persistência de arsenal nuclear e a violação dos princípios do Direito Internacional por parte de alguns Estados.

Este é um tema atual, importante e que merece ser discutido. Receba, portanto, nosso convite para participar do “Encontro em defesa da Paz e da Vida: Desarmamento Já!”.