Comunista toma posse como novo primeiro-ministro do Nepal

O comunista Khadga Prasad Sharma Oli tomou posse no dia 12 de outubro como novo primeiro-ministro do Nepal, após a aprovação de uma nova Constituição no mês passado e ter recebido o respaldo maioritário do parlamento do país.

Khadga Prashad Sharma Oli

Oli, chefe do Partido Comunista do Nepal (Marxista-Leninista Unificado) – CPN-UML – foi empossado diante do presidente nepalês, Ram Baran Yadav, em cerimônia no Palácio Presidencial que contou com a presença de parte do novo governo do país.

No ato, também juraram cargo os vice-primeiros-ministros Kamal Thapa e Bijay Kumar Gachhadar, chefes respectivamente do Rastriya Prajatantra Party (RPP-N) e do Fórum Madheshi Janaadhikar, dois partidos que formaram coligação com o novo governo.

Thapa será o ministro das Relações Exteriores, enquanto Gachhadar será responsável pela pasta de Infraestrutura. Na cerimônia juraram cargo também outros cinco ministros, embora não foi anunciada a pasta que ocuparão. O novo Gabinete será nomeado em breve, segundo informaram fontes oficiais.

O CPN-UML, o segundo partido com mais parlamentares e que até agora fazia parte da coligação de governo com o Congresso Nepalês (NC), somou o apoio de 16 forças políticas para conseguir 338 votos, acima do mínimo de 299 para chegar ao poder, frente aos 249 do até agora dirigente do país, Sushil Koirala.

Oli transformou-se assim no sétimo primeiro-ministro do Nepal desde que o país derrubou a monarquia instituindo uma república federal secular em 2008, um período que esteve marcado pela instabilidade política.

Do Portal Vermelho, com agências