Vereador Rafael Purgato apresenta moção contra a reorganização
Dando continuidade a luta em favor ao ensino estadual, o vereador Rafael Purgato (PCdoB) apresenta na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, 21, moção de apelo ao Governo do Estado de São Paulo pela desistência da proposta de reestruturação do ensino público estadual.
Publicado 19/10/2015 15:50 | Editado 04/03/2020 17:16

Por Eliane Silva Pinto
Purgato que promoveu audiência na Câmara Municipal na semana passa para tratar desse tema está convicto que a proposta prejudicará a todos. “Como pudemos observar na audiência realizada e nas muitas mobilizações pelo Estado, os professores, pais e alunos são contrários a medida, a proposta acarretará em demissões e sucateamento do ensino público”, afirma.
O Governo do Estado publicará em 15 de novembro a lista com as escolas que serão afetadas pela reorganização. “Na cidade de Jundiaí cogita-se até o fechamento da escola Bispo o que seria lastimável, os alunos e professores foram as ruas e estão lutando contra essa decisão”, explica.
A proposta de reestruturação do ensino apresentada consiste em dividir escolas por ciclos: 2 (6º ao 9º ano) 3 (ensino médio), porém tal medida não teve discussão com os professores, pais e alunos, a lista com as novas definições será apresentada no dia 15 de novembro pelo Governo do Estado. “Essa proposta acarretará com o fechamento de muitas escolas no estado, demissões de funcionários da Educação, preocupação a pais e alunos com a nova logística imposta para ir a escola”, explica o vereador.
Segundo Purgato, é necessário promover debates para a melhoria do ensino público estadual. “Precisamos discutir melhor nosso ensino público estadual, todas as mudanças precisam ser construídas para não haver prejuízos, essa moção tem esse objetivo alertar o Governo do Estado sobre essa problemática e sugerir diálogos sobre o nosso ensino”.