Audiência pública debate fortalecimento do Consórcio Público de Saúde

A deputada Augusta Brito (PCdoB) foi a requerente da audiência pública que debateu, na última terça-feira (20/10), no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa, o fortalecimento dos Consórcios Públicos A discussão se faz necessária nesse atual momento de crise.

Sob o título "Consórcio Público na Saúde: uma realidade que precisa ser fortalecida", a audiência contou com a presença dos ex-secretários de Saúde do Estado do Ceará, João Ananias e Arruda Bastos, além de representantes dos Consórcios e da Secretaria de Saúde do Estado.

"A preocupação com a divulgação dos consórcios é de fortalecer esse modelo que é essencial para o nosso Estado, principalmente neste momento de crise", enfatizou a deputada Augusta Brito. A parlamentar destacou ainda que é preciso buscar os bons exemplos para levar aos locais que ainda não possuem.

O ex-titular da SESA, João Ananias, que implantou o modelo de Consórcio no Ceará, lembrou que havia apenas cinco Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) em todo o Estado e nenhuma policlínica. “O Ceará é o único estado do Brasil que tem cobertura regulada, de acordo com a demanda, nessa área de especialidades médicas”, informou.

"Parabenizo a todos por esse grande projeto para o Estado do Ceará. O consórcio é um expoente de qualidade para a administração pública. O cidadão não ter que enfrentar filas para ter atendimento a um serviço é um grande avanço", destacou Manuelzinho, representante do Consórcio da Ibiapaba.

Um dos encaminhamentos do encontro foi a solicitação para a Secretaria de Saúde estar mais presente nos CEO's e Policlínicas, através do monitoramente das ações dos Consórcios, para que os técnicos da SESA possam contribuir com a melhoria do sistema.

Estiveram ainda na audiência pública Maria de Fátima Nepomuceno (assessora jurídica da Sesa); Anderson Silva (secretário do Cesau-CE); Ângelo Nóbrega (assessor do Cosems), Mônica Aguiar (prefeita de Camocim e presidente do Consócio Litoral Leste) e o secretário executivo do Consórcio Público de Saúde de Caucaia, Fernando Bastos.

Fonte: Assessoria da deputada estadual Augusta Brito (PCdoB)