Semana de Ciência e Tecnologia: Centec oferece programação gratuita

Em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) realizará, até o dia 23 de outubro, diversificada programação educativa gratuita em 10 cidades cearenses.

Os Centros Vocacionais Tecnológicos nas cidades de Aracoiaba, Barbalha, Fortim, Horizonte, Massapê, Missão Velha, Santa Quitéria, Tabuleiro do Norte realizarão palestras, oficinas, exposições e experimentos, levando em conta o tema do evento deste ano: Luz, Ciência e Vida.

Considerando o atual período de estiagem no Estado, o CVT Aracoiaba iniciará os trabalhos com uma reflexão sobre “o desafio do uso racional da água no semiárido”, apresentando experiências de purificação da água e jogos lúdicos sobre a flora e fauna da região Nordeste. A ação acontecerá dia 20 de outubro, das 15h30 às 17h, na Escola Municipal Rodrigo de Argolo, em Guaramiranga.

O CVT Horizonte oferecerá aos visitantes uma exposição e visita monitorada à horta orgânica da unidade, apresentando a influência da luz solar nas plantas. O canteiro foi construído com garrafas PET e a atividade tem a intenção de conscientizar a população sobre meio ambiente e saúde.

Os laboratórios de biologia e química do CVT Santa Quitéria serão abertos para a visualização de experimentos sobre condução elétrica e produção de energia nos dias 19 e 20 de outubro, das 14h às 15h. No dia 21, a unidade realizará das 7h às 15h, uma campanha de doação de sangue em parceria com a Secretaria de Saúde do município e o Hemoce.

A Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Antonio Feitosa contará com a participação do CVT Missão Velha, no dia 23, das 8h às 17h, na realização de experimentos sobre biodigestor, efeitos das drogas na temperatura corporal e geradores de energia. Acontecerá também uma exposição com o tema: “uso da cinza da madeira no combate ao gorgulho-do-milho e do caruncho do feijão”.

Entre os dias 19 a 23 de outubro, o CVT Massapê realizará palestras sobre robótica educacional, doenças sexualmente transmissíveis, aditivos alimentares, educação especial e redes sociais. As atividades acontecerão no auditório do CVT, em horários variados.

O CVT Fortim realizará uma palestra sobre capacitação e mercado de trabalho na própria unidade dia 19 de outubro, às 19h, e também na Escola de Ensino Médio Helenita Lopes Gurgel, dia 20, às 14h. Acontecerá também um concurso de desenho e a exposição de uma maquete com uma casa ecologicamente correta, demonstrando maneiras de economizar água.

A unidade do Centec em Tabuleiro do Norte oferecerá para toda a população palestras sobre segurança em instalações elétricas, evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação e Câncer de Pele, entre os dias 20 e 22 de outubro.

O Centro Vocacional Técnico (CVTEC) do Instituto Centec, em Barbalha, realizará de 19 a 23 de outubro um ciclo de palestras, oficinas e visitas técnicas voltadas à comunidade em geral e aos alunos. Na quarta-feira (21), das 8h às 13h, acontecerá a 32ª Feira da Economia Solidária eTurismo Rural, que é realizada mensalmente com a participação dos docentes e discentes do CVTEC. A partir das 13h30, haverá uma palestra com o tema “Agricultura sustentável no semiárido nordestino”, com Sebastião Cavalcante, doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Faculdades de Tecnologia Centec realizam semana científica

A Fatec Sertão Central, em Quixeramobim, realizará uma extensa programação gratuita, de 19 e 23 de outubro, com oficinas técnicas e minicursos nas áreas de tecnologia em agronegócio e em alimentos.

Além disso, acontecerão também cursos pagos, com direito à certificação, no valor simbólico de 10 reais para alunos da Fatec e 20 reais para o público em geral. A programação faz parte também da 1ª Semana de Iniciação Científica da faculdade.

Alguns dos temas contemplados são: o uso eficiente da água na agricultura, produção de mudas, inseminação artificial, criação de aves caipiras, métodos de conservação de alimentos, dentre outros. No último dia (23), acontecerá o 1º Simpósio da Palma Forrageira, com palestras sobre a produção, cultivo e irrigação de palma no semiárido.

A Fatec Cariri, em Juazeiro do Norte, aproveitará a ocasião para realizar a V Semana de Tecnologia em Alimentos, comemorando também os 15 anos de existência do curso. A faculdade realizará palestras, minicursos e apresentação de trabalhos de iniciação científica entre os dias 19 a 21 de outubro.

No dia 20, às 10h30, acontecerá uma palestra sobre “Inovação tecnológica na pesquisa científica” e alguns dos minicursos oferecidos são: análise de potabilidade da água, processamento de leites e derivados, brioche e pão recheado, coquetéis e canapés, dentre outros.

Os interessados em participar da V Semana de Alimentos da Fatec Cariri deverão inscrever-se até o dia 19 de outubro, com o pagamento de uma taxa de cinco reais e a doação de 1kg de alimento não perecível. A programação completa do Instituto Centec durante a Semana de Ciência e Tecnologia pode ser conferida no site www.centec.org.br ou na fanpage www.fb.com/InstitutoCentecCeara.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é promovida pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI) e já está consolidada em calendário nacional. O tema desta edição “Luz, Ciência e Vida”, tem como base a decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas de proclamar 2015 como o Ano Internacional da Luz. A programação da SNCT 2015 em todo o território cearense, pode ser conferida no site oficial do evento em semanact.mcti.gov.br.

CVT Aracoiaba
Endereço: Av. Manoel Batista da Silva, s/nº – Conj. Sólon Lima Verde – Centro
Contatos: (88) 3337.5084 / [email protected]

CVT Fortim
Endereço: Rua João Martins de Sousa, nº33 – Centro

CVT Horizonte
Endereço: Av. Francisco Tavares, nº 190 – Centro
Contatos: (85) 3336.2477 / [email protected]

CVT Massapê
Endereço: Rua Amadeu Albuquerque, nº414 – Luiz da Hora Pereira (antigo ginásio)
Contatos: (0xx88) 3643.1075 / [email protected]

CVT Missão Velha
Endereço: Rua Cel. José Dantas, s/nº – Centro
Contatos: (88) 3542.2900 / [email protected]

CVT Santa Quitéria
Endereço: Rua Aracaju, s/nº – Boa Vida
Contatos: (88) 3628.0752 / [email protected]

CVT Tabuleiro do Norte
Endereço: Rua Maia Alarcon, nº371 – Centro
Contatos: (88) 3424.2931 / [email protected]

CVTEC Barbalha
Endereço: Av. José Bernadino Cavalcante Leite, s/nº – Km 4 – Buriti
Contatos: (88) 3532.2311 / [email protected]

Fatec Cariri
Endereço: Rua Amália Xavier de Oliveira, s/nº – Triângulo (próximo ao Hospital Regional)
Contatos: (88) 3566.4048 / 3566.4053 / [email protected]

Fatec Sertão Central
Endereço: Av. Geraldo Bizarria de Carvalho, s/nº – Km 2
Contatos: (88) 3441.1320 / [email protected].

Fonte: Assessoria da Secitece