Missouri atravessa nova onda de violência racista

Nos últimos 10 dias foram queimadas cinco igrejas frequentadas por negros na região próxima de Ferguson, no estado do Missouri, EUA, de acordo com informações divulgadas pela mídia local nesta quinta-feira (22).

Fachada incendiada da New Life Missionary Baptist Church, em Saint Loius

Citado pela emissora Fox 2, o capitão do Departamento de Bombeiros de San Luis, Garon Mosby, disse que alguns dos incêndios foram criminosos. A diferença da última onda de incêndios em igrejas durante este verão, no qual o clima influiu em alguns, os últimos parecem ser obra de criminosos, indicaram as autoridades.

Esta onda de incêndios de igrejas ocorre no norte de San Luis, próximo a Ferguson, onde as tensões raciais são particularmente altas desde agosto de 2014, quando a polícia local assassinou o jovem negro Michael Brown.

Segundo a imprensa, a investigação do incêndio na Igreja Confessional Bethel, no dia 8 de outubro, é feita pelo departamento de Álcool, Fumo e Armas de Fogo. Este incêndio foi seguido de outras entre os dias 10 e 14 de outubro, que atingiram a igreja da Nova Northside Missionary Baptist Church, a Igreja Católica de San Agustín, a Igreja do Novo Testamento de Cristo e a New Life Missionary Baptist Church.

Segundo as autoridades, após o massacre de nove pessoas na Igreja Emanuel, em Charleston, Carolina do Sul, criminosos racistas desencadearam uma onda de ataques contra centros religiosos negros na Flórida, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Tennessee.

De acordo com organizações comunitárias, a destruição das igrejas negras é uma tática muito recorrente entre os grupos de ódio.