Morre, aos 88 anos, o presidente do Partido Comunista Paraguaio

O presidente do Partido Comunista Paraguaio (PCP), Carlos Luis Casabianca, morreu na madrugada desta quinta-feira (29), aos 88 anos de idade. O dirigente comunista militou até seus últimos dias de vida ao lado do povo e muitas vezes à frente das inúmeras manifestações que vem acontecendo no Paraguai contra o governo neoliberalista do presidente Horácio Cartes.

Carlos Luis Casabianca - Divulgação / PCP

O partido qualifica o dirigente como um dos “imprescindíveis” de Brecht, por sua luta incansável e diária em nome da liberdade dos povos e no combate às desigualdades sociais. “Morreu para nascer por milhares”, diz a nota oficial do PCP.

Os comunistas paraguaios homenageiam Casabianca com a certeza de que ele “velará sempre pelo triunfo da alegria e do socialismo”. E afirmam seguir os ensinamentos do dirigente a fim de “superar o sistema capitalista da maneira mais humanista, construindo uma pátria socialista”.

O comunicado oficial do partido alerta para a necessidade da unidade da esquerda no mundo e afirma: “temos a total convicção de que a militância democrática e revolucionária do Paraguai e do mundo honrará sua vida e sua obra forjando a unidade, a organização, o espírito combativo, a solidariedade e a lucidez”.

O Partido Comunista Paraguaio foi fundado em fevereiro de 1928, resistiu à ditadura de Alfredo Stroessner, superou os mais de 60 anos consecutivos do Partido Colorado no poder e integrou o governo de Fernando Lugo. Atualmente é um dos partidos que compõe a Frente Guasu, coalizão de esquerda no Paraguai.