Evaldo Lima destaca compromisso do Executivo com fomento da cultura

O vereador Evaldo Lima (PCdoB), ao utilizar o tempo de liderança do Governo, na sessão ordinária da última quinta-feira (29/10), teceu considerações sobre o pronunciamento do vereador Ronivaldo Maia (PT) a respeito da cultura. De acordo com o parlamentar, ficou acordado a garantia na peça orçamentária de 2016, o valor de R$ 4 milhões para o edital das artes.

“O secretário de cultura Magela Lima é um jornalista militante da causa e acompanhei bem a manifestação e as reuniões com o Executivo. E quero destacar que nunca houve edital de cultura e que o edital das artes jamais teve a sua institucionalização. Na reunião ficou acordada, portanto, a garantia do edital com sua institucionalização, e orçamento na lei orçamentária anual de 2016, com a previsão de R$ 4 milhões”, frisou.

O parlamentar ressaltou o compromisso do gestor Roberto Cláudio com fomento da cultura na cidade de Fortaleza. “O prefeito foi o primeiro gestor a criar o Conselho Municipal de Cultura e reconhecendo a manifestação justa dos profissionais da cultura, se reuniu e fez um acordo”, destacou.

Evaldo ainda pontuou sobre as intervenções na Praça Portugal. Segundo o vereador, o projeto está em discussão na busca de alternativas que preservem a identidade e memória da cidade de Fortaleza. “Sabemos dos benefícios do binário da Dom Luís, para a mobilidade urbana e a gestão que tem muito diálogo, está buscando alternativas para preservar a praça e fazer as intervenções para melhorar o trânsito na região”, ressaltou.

Pequeno Expediente

Em pronunciamento pelo pequeno expediente, o vereador Evaldo Lima (PCdoB), destacou o compromisso do prefeito Roberto Cláudio (PDT) com a área da saúde no Município. O parlamentar informou que está sendo realizado na manhã de hoje, solenidade de posse no Centro de Eventos, dos profissionais de nível médio, aprovados no último concurso da Prefeitura de Fortaleza.

“Foram cerca de 600 profissionais, que estão tomando posse hoje dos cargos de nível médio. Isso representa o compromisso do prefeito Roberto Cláudio com a saúde pública. E apesar da crise estrutural que vivemos no país na área da saúde, não podemos negar os muitos avanços que aconteceram nesta gestão”, frisou.

O parlamentar citou alguns projetos da gestão voltados para a área da saúde. “A prefeitura realizará um concurso público para a contratação de 110 médicos, por reconhecer a carência. Também em parceria com o governo, será implantada uma nova unidade do Instituto Dr. José Frota”, destacou.

Fonte: Câmara de Fortaleza