Evaldo Lima propõe requalificação e urbanização do Parque das Iguanas

Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza mais uma ação de Evaldo Lima voltada ao meio ambiente. Trata-se do Projeto de Lei 284/2015, que autoriza a requalificação e urbanização do Parque das Iguanas, Zona de Preservação Ambiental de Recursos Hídricos localizada no Bairro Cidade Dos Funcionários.

O planejamento desta proposta é resultado de amplo debate do parlamentar com técnicos da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, da Secretaria Municipal da Infraestrutura, além de ambientalistas da Associação de Proteção Ambiental do Parque das Iguanas.

Autor de emenda que transformou a localidade em ZPA, no primeiro semestre deste ano, Evaldo leva por meio do Projeto de Lei um plano de implantação de cerca de proteção, instalação de quiosque, criação de trilhas, manutenção do habitat propício para reprodução de Iguanas e preservação da nascente do riacho no parque.

"O projeto visa consolidar o Parque das Iguanas como opção de preservação, educação ambiental, lazer urano de qualidade tanto aos moradores do entorno quanto ao município de Fortaleza, como um todo", explica o parlamentar na justificativa do documento.

A urbanização do Parque das Iguanas integra o Projeto de Lei 09/2015, pelo qual a gestão municipal também visa o aumento das áreas de Zona de Proteção Ambiental do Parque do Cocó e do Rio Maranguapinho. Evaldo foi responsável pela relatoria da mensagem. A execução do planejamento permite apenas o uso indireto dos recursos naturais, o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, dentre outras iniciativas ambientais.

Com a aprovação da requalificação e urbanização da ZPA, o Mandato Na Morada Fortaleza acredita que o Parque das Iguanas deverá servir de exemplo e inspiração para novas experiências sustentáveis e ambientalmente responsáveis em nossa cidade. O futuro melhor para cada fortalezense depende desta consciência ambiental.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)