STF arquiva inquérito aberto para investigar Anastasia na Lava Jato

Alguns fatos causam certa estranheza. Enquanto um procurador decide que o pagamento de uma empresa investigada na Operação Zelotes a empresas de propriedade de Luís Cláudio Lula da Silva é suspeito, e a partir daí desencadeia uma séria de ações, o Supremo Tribunal Federal determina o arquivamento de inquérito aberto para investigar o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) na Operação Lava Jato.

Anastasia e Aécio

A corte atendeu ao pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por considerar que cabe ao procurador a decisão de investigar ou não, porque ele é o titular da ação penal contra políticos. O ministro destacou que o inquérito poderá ser reaberto no caso de surgimento de novas provas.

A Polícia Federal havia encaminhado pedido ao STF para prosseguir com as investigações sobre esquema que envolve o senador tucano que era um dos parlamentares investigados na Lava Jato. Isso porque, segundo o documento enviado ao ministro Teori Zavascki, o inquérito que investiga o caso colheu novas provas que reforçava as suspeitas do envolvimento do senador, que teria recebido do policial federal Jayme Oliveira Filho, o Careca, ligado ao doleiro Alberto Youssef, R$ 1 milhão, em 2010, em Belo Horizonte.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, havia opinado pelo arquivamento por não ver elementos mínimos para o prosseguimento da investigação.

Trata-se do primeiro arquivamento no Supremo dentro da Operação Lava Jato. Cinco parlamentares já foram denunciados ao Supremo após investigações abertas a partir de delações: o presidente da Câmara, Eduardo Cunha; os deputados Arthur Lira e Nelson Meurer; e os dois senadores Fernando Collor de Mello e Benedito de Lira. Eles foram acusados de crimes, como corrupção e lavagem de dinheiro.