Congresso da Ubes já mobilizou 5 milhões de estudantes em todo o país

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) chega ao seu 41º congresso, sem perder a sua principal característica, a rebeldia consequente. O fórum, que ocorrerá em Brasília entre os dias 12 a 15 de novembro, tem como intuito defender a democracia e debater as lutas do movimento estudantil secundarista. “Faremos um grande Congresso, com uma programação que dialogará com a diversidade de temas que envolvem a juventude”, afirma a presidenta da entidade, Bárbara Melo.

Por Laís Gouveia

Congresso da Ubes já mobilizou 5 milhões de estudantes em todo o país

O congresso da Ubes terá como ápice uma passeata que correrá na próxima sexta-feira (13). As palavras de ordem serão em defesa da democracia, pelo aprofundamento dos avanços e implementação das reformas estruturantes. 

Personalidades políticas, como Ciro Gomes e a presidenta Dilma Rousseff, foram convidadas a participar do congresso.

Bárbara afirma que o processo geral do congresso já atingiu a marca de 5 milhões de estudantes mobilizados em todo o país e a perspectiva é de que 10 mil secundaristas estarão em Brasília participando do fórum.

 

A presidenta da Ubes salienta que o congresso terá um importante papel de ser instrumento do debate da conjuntura política nacional. “É de extrema valia defender a democracia que é ameaçada por setores golpistas, que não aceitam o resultado eleitoral e as ações que fizeram nosso país avançar. Precisamos aprofundar as mudanças através de ferramentas, como a Reforma Política e da mídia, além de mais participação popular. Outra questão a ser pautada, é a lei antiterrorismo, pois seu real objetivo é a criminalização dos movimentos sociais.”

Secundaristas em campanha contra a redução da Maioridade Penal
Barbara diz que a programação do congresso será a mais variada e abrangente possível.
“Ocorrerão debates relacionados ao Plano Nacional de Educação, Pronatec, redução da maioridade penal, os Royalties do Petróleo para educação, a valorização dos professores, reformulação do ensino médio, assistência estudantil e a democracia na escola. O esporte e a cultura também serão temas dos grupos de debate.”

Uma novidade da programação do Congresso da Ubes, será uma Feira de Ciência e Tecnologia que ocorrerá em conjunto com as atividades.

A Ubes foi fundada no dia 25 de julho de 1948. Desde então, é a principal referência dos estudantes secundaristas, que lutam por uma educação de qualidade e por um país desenvolvido e democrático.