Requião sobre direito de resposta: Os tempos de ferir a honra acabaram

"É desespero, o esperneio”, disse o senador Roberto Requião (PMDB-PR), ironizando a reação da grande mídia sobre o projeto de lei que institui o direito de resposta na imprensa.

Roberto Requião

“Querem consagrar o direito em chantagear todo mundo. Quem proceder com ética não será atingido pela lei. Os tempos de ferir a honra e dignidade acabaram”, completou o senador, em entrevista à revista Carta Capital.

Requião rebateu as ilações da imprensa e reafirmou a solidez da democracia brasileira. “O meio de comunicação que publicar uma matéria – que não pode ser censurada de jeito nenhum, pois a censura é uma estupidez – e der igual espaço para o acusado se defender, nunca será atingido.”

Para ele, quem comete censura são os grandes veículos de comunicação. “Hoje a imprensa acusa, julga, condena e não deixa a parte falar. Não se trata de ser verdade ou não ser verdade, o que é acusação tem que ter contraditório. Na verdade estou garantido o direito ao contraditório, essência da democracia”, disse.

Com a aprovação do projeto, Requião acredita que a imprensa irá adotar condutas mais responsáveis e lembra um caso que marcou época, envolvendo a Globo e Leonel Brizola, ex-governador do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. “As empresas vão pensar muito no que estão fazendo. Já pensou o Jornal Nacional ser desmentido ao vivo? Lembra do Brizola? Precisou de 5 anos para ter aquele direito de resposta”, completou.