Gustavo Petta protesta contra censura ao filme “Olmo e a Gaivota”

 O vereador Gustavo Petta (PCdoB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Campinas, no dia 11 de novembro para manifestar sua indignação e manifestar voto contrário à moção de apelo, apresentada pelo vereador Vinícius Gratti (PSD) ao Ministério da Cultura, solicitando que fosse retirado de circulação o filme promocional do longa-metragem “Olmo e a Gaivota”, da diretora Petra Costa. Segundo Gratti, o vídeo faria “apologia do aborto” e, portanto, deveria ser proibido.

Gustavo Petta protesta contra censura do filme “Olmo e a Gaivota”

 Petta mostrou preocupação com a possível aprovação do pedido: “Nós já passamos muito constrangimento nessas últimas semanas por conta da moção de protesto à Simone de Beavouir. E nós vamos mais uma vez sujeitar esta Casa ao constrangimento”. Ele disse ainda que o objetivo da moção é “claramente censurar uma manifestação de pensamento” e lembrou que “a nossa Constituição protege a liberdade de expressão artística”. Nas palavras do vereador, a proposta evoca “os tempos da ditadura”.

Devido ao horário avançado, a sessão precisou ser interrompida no momento em que Vinicius Gratti defendia sua moção na tribuna – o que adiou a votação para a próxima reunião ordinária. “Vou continuar levantando a voz contra o retrocesso em curso, tanto na Câmara de Campinas, quanto na Câmara Federal”. A diretora Petra Costa elogiou a postura de Gustavo Petta e manifestou, em sua página no Facebook, a intenção de realizar uma exibição de “Olmo e a Gaivota” em Campinas, como forma de protesto.

Confira a íntegra da intervenção de Petta na tribuna da Câmara de Campinas:
https://www.youtube.com/watch?v=KJUzQq3g0c0

De Campinas,
com texto de Bruno Ribeiro