Dia da Consciência Negra: Fortaleza terá programação especial

Programação é gratuita e acontece de quinta-feira (19/11) a domingo (22/11)

No Estoril, a sexta-feira (20) chega prometendo com mais uma edição do Palco Estoril. Este mês, a programação será especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra, comemorado nacionalmente no mesmo dia.

Às 19 horas serão realizadas rodas de capoeira, maculelê e samba de roda com Mestre Lula e Mestra Carla. Já às 20 horas, a Caravana Cultural apresenta o show "Sons do Brasil – Sambas da Minha Terra". Fechando a programação, às 21 horas, a cantora e musicista Lupe Duailibe.

“O Palco Estoril é um espaço para que a cidade conheça novas sonoridades e criações de intérpretes, compositores e bandas, fomentando e valorizando a música contemporânea cearense”, convida a coordenadora de Ação Cultural da Secretaria de Cultura de Fortaleza, Germana Vitoriano.

Chefs na Praça retorna ao Parque Bisão

O Chefs na Praça volta a animar o fim de semana com duas edições, no sábado (21) e domingo (22), sempre a partir das 16 horas. O evento movimenta o Parque Arquiteto Otacílio Teixeira Lima Neto (Bisão), localizado em frente ao Mercado dos Peixes, na Avenida Beira-Mar, reunindo expositores gastronômicos e artísticos.

O objetivo do Chefs na Praça é aproximar o público dos chefs, apresentar ao público novos e diferentes sabores dos diversos segmentos da gastronomia e, principalmente, utilizar e dar vida aos espaços públicos de nossa cidade.

Samba e Forró nas noites no Mercado dos Pinhões

Recanto de todos os ritmos, o Mercado dos Pinhões terá mais um fim de semana animado. Na sexta-feira (20), a partir das 20 horas, o Samba no Mercado vai colocar o público para dançar ao som da Banda Laska Coco.

Já no domingo (22), a partir das 19 horas, o arrasta-pé e a diversão do começo da noite são garantidos com o Forró no Mercado. Nesta edição, o sanfoneiro Fábio Duarte e Banda comandam o arrasta-pé no equipamento cultural.

Música e teatro de rua no Passeio Público

As tardes de sábado e de domingo no Passeio Público são de muita música! É o projeto Passeio Instrumental, que acontece sempre no horário do almoço, das 12h30min às 15h30min, apresentando o melhor da música instrumental da nossa cidade. No sábado (21), o som fica por conta do Projeto Cordas que Falam. Já no domingo (22), Rebeca Camara e Natanael Pereira se apresentarão.

A meninada também tem lugar cativo na programação do Passeio como o Piquenique. A atividade acontece aos domingos a partir 9h30min e, a cada fim de semana, traz uma atração diferente. Neste dia 22 os pequenos poderão se divertir com a apresentação de teatro de rua, com o espetáculo “Encanta…Dora”.

Contação de história e workshop de geofilosofia e meditação na Dolor Barreira

Toda quinta-feira tem programação para a meninada na Dolor Barreira com a Contação de Histórias. Ministrada por Chicão Oliveira, a atividade acontece em dois horários, às 9 horas e às 14 horas, mediante agendamento, feito pelo telefone (85) 3105.1299.

As quintas-feiras também são dedicadas ao Workshop de Geofilosofia e Meditação. A programação acontece às 17 horas e às 18h30min e é realizada pela Associação de Geofilosofia – AGEAC, que busca apresentar a Filosofia nas diversas culturas antigas, além de aulas de meditação.

Neste dia 19/11, os temas serão “Introdução à Meditação” e “Sabedoria das Culturas Antigas”, às 18h30min. Para inscrições e informações: (85) 3476.9507/ 99626.1541 / 98879.1422.

Programação Musical do Mincharia embala noites da Praia de Iracema

A partir de quinta até sábado, as noites da Praia de Iracema são embaladas pelas atrações musicais do Mincharia. O som tem início a partir das 19h30min e é comandado por Jurupiara na quinta (19); pelo Maestro Júlio César na sexta-feira (20); e pela Lupe no sábado (21).

Serviço

ESTORIL (Rua dos Tabajaras, 397 – Praia de Iracema)

Palco Estoril – Especial Dia da Consciência Negra
Quando: Sexta-feira (20), a partir das 19 horas
Atrações: 19 horas – Rodas de capoeira, Maculêlê e samba; 20 horas – Caravana Cultural – Show Sons do Brasil – Sambas da Minha Terra; 21 horas – Lupe Duailibe

CHEFS NA PRAÇA

Quando: Sábado (21) e Domingo 22), das 16 às 22 horas
Onde: Parque Arquiteto Otacílio Teixeira Lima Neto (Bisão) – localizado em frente ao Mercado dos Peixes, na Avenida Beira-Mar

MERCADO DOS PINHÕES (Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro)

Samba no Mercado
Quando: Sexta-feira (20), a partir das 20 horas
Atração: Banda Laska Coco

Forró no Mercado
Quando: Domingo (22), a partir das 17 horas
Atração: Fábio Duarte e Banda

PASSEIO PÚBLICO (Rua Dr. João Moreira, s/n – Centro)

Passeio Instrumental
Quando: Sábado (21), a partir das 12h30min
Atração: Projeto Cordas que Falam
Quando: Domingo (22), a partir das 12h30
Atração: Rebeca Camara e Natanael Pereira

BIBLIOTECA MUNICIPAL DOLOR BARREIRA (Av. da Universidade, 2572 – Benfica)

Contação de Histórias
Quando: Quintas-feiras, às 9h e às 14h

Workshop de Geofilosofia e Meditação
Quando: Quinta-feira (17) 1ª aula às 17h e 2ª aula às 18h30
Temas: “Introdução à Meditação” às 17 horas, e “Sabedoria das Culturas Antigas”, às 18h30min

BAR DO MINCHARIA (Largo do Mincharia – Praia de Iracema)

Quando: Quinta-feira (19), às 19h30min
Atração: Jurupiara
Quando: Sexta-feira (20), às 19h30min
Atração: Maestro Júlio César e Samba Bossa
Quando: Sábado (21), às 19h30min
Atração: Lupe

Fonte: Assessoria da Secultfor