Unasul inicia missão para acompanhar eleições na Venezuela

No próximo dia 6 de dezembro acontecem as eleições parlamentares na Venezuela. A Unasul (União Nacional Sul-Americana) chegou ao país nesta quarta-feira (18), para dar início à missão que vai acompanhar todo o processo eleitoral, a fim de garantir a soberania do voto popular e a manutenção da democracia. A primeira agenda da delegação é se reunir com todos os partidos políticos integrantes da disputa.

Eleições na Venezuela - VTV

O chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, que também está fazendo uma visita oficial em Caracas, afirmou para a imprensa local que o secretário geral da Unasul, Ernesto Samper, e o chefe da delegação, o ex-presidente dominicano Leonel Fernándes, terão uma reunião primeiramente com os líderes do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela).

Em seguida a delegação deve se reunir com os candidatos de oposição, da Mesa da Unidade Democrática e com integrantes do Conselho Nacional Eleitoral.

Patiño destaca o papel fundamental da Unasul para garantir a soberania dos países do continente. Segundo ele, graças a estas missões, agora não se fazem necessárias as visitas de delegações europeias.

Ele avalia como “altamente positivo” o processo eleitoral que está sendo desenvolvido na Venezuela porque a democracia está cada vez mais “viva e profunda”.

A delegação da Unasul foi recebida nesta terça-feira (17) pelo presidente Nicolás Maduro no palácio de Miraflores (a sede do governo). Este processo eleitoral é o 20º realizado em 16 anos.

Em visita ao Conselho Nacional Eleitoral, Samper afirmou que a delegação contará com cerca de 50 fiscais de todos os países membros do bloco, comprometidos com a manutenção da democracia e com a paz na região.