Hollande exige que Obama intensifique luta contra Estado Islâmico

O presidente da França, François Hollande, tenta pressionar a administração estadunidense, dizendo que o mundo não pode esperar dois anos de guerra de desgaste tendo em consideração os atentados em Paris, segundo diplomatas franceses.

Hollande pressiona Obama por efetividade contra o Estado Islâmico

Segundo informações que circulam na mídia, o presidente francês pretende apelar a Barack Obama para aumentar os "esforços" da luta contra o Estado Islâmico no âmbito da reunião em Washington prevista para semana que vem, alegando violência aumentada na Europa.

Por um tempo os oficiais franceses agiam com cautela, sem criticar abertamente a estratégia dos EUA na Síria e no Iraque, mas agora, tendo em conta os acontecimentos recentes em Paris e a crise migratória ainda não resolvida, é hora de agir, declarou nesta quarta-feira (18) um diplomata europeu, citado pelo jornal britânico The Guardian.

“A mensagem que queremos enviar aos americanos é simplesmente que a crise está desestabilizando a Europa”, disse o diplomata, que pediu o anonimato.

“O problema é que os ataques em Paris e a crise migratória mostram que não temos tempo. É uma emergência,” disse diplomata.

Atualmente a situação está desenvolvendo de modo em que os interesses de aliados mais próximos dos EUA, europeus, estão em causa. Vários infiltrados creiam que os EUA não agiram demasiado lentamente em admitir os efeitos do fluxo de refugiados provocado pelos acontecimentos na Síria. Segundo o artigo do jornal britânico, a razão para isso em parte é o fato que os EUA ficam bastante fora e estão menos vulneráveis aos efeitos e à situação em geral.

“É a razão pela qual o presidente francês estará em Washington na terça-feira (24) antes de partir para Moscou para se reunir com o presidente Putin,” afirmou o diplomata citado pela publicação.