"É grande o esforço para incentivar o futebol feminino", diz George

Quatro jogos deram início neste domingo (22) à disputa da categoria Feminino do Recife Bom de Bola 2015. No campo da Vila da Sudene, bairro do Ipsep, as equipes do Barreirense e Revelação fizeram a partida inaugural às 8h, com vitória do Revelação por 2×1. O time foi vice-campeão das duas primeiras edições do campeonato de futebol de várzea promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, que é comandada pelo camarada George Braga.  

"É grande o esforço para incentivar o futebol feminino", diz George Braga - Inaldo Lins/PCR

Nos demais jogos se enfrentaram os times femininos CODIF x Portuguesa, às 15h30; Internacional x Tigres, às 14h, no Bueirão, na Torre; e as bicampeãs do Jóias Raras estrearam contra As Patinhas, às 15h30.

Na semana passada, o secretário George Braga entregou os uniformes aos representantes das oito equipes do Feminino. “Temos feito um grande esforço para incentivar o futebol feminino. É importante dar visibilidade à categoria, pois assim vocês conseguirão mais apoio”, afirmou.

De acordo com a meio-campista do Revelação, Danielle Santos, a equipe começou a treinar bem antes do início do Recife Bom de Bola. “Esperamos chegar até a final, de preferência contra o Jóias Raras, que está engasgado na nossa garganta”, brinca. Em 2013 e 2014, o Jóias Raras venceu o Revelação nos pênaltis e sagrou-se bicampeão do campeonato de várzea.

“Este ano vamos entrar para ganhar. Nossa equipe disputa sempre o campeonato pernambucano feminino e já foi quatro vezes vice-campeã”, afirmou o treinador do Barreirense, João Francisco de Araújo, apesar da derrota.

Torneio

A novidade desta edição do Recife Bom de Bola é a inclusão da categoria Sub-13, com o objetivo de estimular a prática esportiva entre os mais jovens. Há também as disputas no Aberto Masculino, Feminino, Veterano, Sub-15 e Sub-17, já presentes nos anos anteriores. O torneio está sendo disputado em duas fases: na 1ª, são realizados os campeonatos regionais, onde se enfrentam equipes da mesma RPA. Na 2ª fase, há o cruzamento entre os melhores de cada região, determinando o campeão geral. Há turno único apenas nas categorias Veterano, Feminino e Sub-13.

Bom de aplicativo

O aplicativo Recife Bom de Bola, criado para facilitar a interação entre participantes e organização do campeonato de futebol de várzea, já está disponível para download. Elaborado pelo programador Adriel Café, durante a maratona de programação Hacker Cidadão, promovida pela Prefeitura do Recife durante a Campus Party, o programa já mostra as tabelas de classificação.

Outras informações serão alimentadas ao longo dos próximos dias, como tabela de jogos, placares, quantidade de cartões e resultados dos julgamentos. Para baixar o aplicativo, é preciso ter um celular Android e fazer a busca no Google Play pelo programa Recife Bom de Bola.

De acordo com George Braga, o aplicativo é mais uma maneira de aproximar o torneio da população. “A interação vai ficar muito mais fácil. Todas as situações de jogo estarão disponíveis ao público, com fácil acesso”, avalia. O aplicativo será baixado gratuitamente.

O programador Adriel Café explica que os usuários poderão acessar a agenda dos jogos, regulamento, tabela de classificação, cartões amarelos e vermelhos, lista dos campos, informações sobre os julgamentos e fotos no Instagram. “Escolhemos o Recife Bom de Bola porque o futebol é o esporte nacional. Queremos contribuir com esse projeto e ajudar os jovens atletas a conseguir seus objetivos”, afirmou.

Audicéa Rodrigues, com informações do Blog Recife Bom de Bola
Do Recife