Desafios da integração depois do resultado eleitoral argentino

O resultado das eleições na Argentina, no último domingo (22), deixou a esquerda latino-americana alerta para a contraofensiva da direita que chegou ao poder novamente pela via democrática. Para refletir sobre os desafios da integração, entidades organizam um debate, nesta quarta-feira (25), na capital paulista, com a presença do Dr. Rosinha, alto representante do Mercosul, e Murilo Vieira Kimmiski, responsável de Relações Internacionais da Secretaria de Governo da Presidência da República.

Integração continental - Reprodução

A iniciativa se dá no marco das comemorações dos 30 anos da Declaração de Iguaçu. Documento assinado pelos presidentes José Sarney, do Brasil, e Raúl Alfonsín, da Argentina, que contribuiu para substituição da lógica de confronto pela cooperação entre ambos os países e instituindo as bases para o processo de integração regional.

Neste momento, que a política de integração é fortemente golpeada, é necessária a reflexão sobre os avanços e conquistas obtidos nos últimos trinta anos, bem como, analisar suas perspectivas e desafios futuros. Dentro deste contexto o debate procurará explorar as repercussões que a recente eleição de Mauricio Macri na Argentina terá para a agenda de integração da América do Sul e em particular para o Mercosul.

Com essa preocupação, é que as Fundações Perseu Abramo, Maurício Grabois, Friedrich Ebert e o Instituto de Estudos Contemporâneos e Cooperação Internacional (IECInt), com o apoio do Grupo de Reflexão e Relações Internacionais (GRRI), promovem o debate sobre os desafios da integração na América do Sul.

Serviço

Debate Os desafios da integração regional na América do Sul

Quando: Dia 25 de novembro

Local: Fundação Friedrich Ebert – Avenida Paulista, 2001, cj. 1313, 13º andar

Horário: 19h00