STF decide pela manutenção das prisões de Delcídio e banqueiro

A segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF), em reunião extraordinária, decidiu pela manutenção da prisões temporárias do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e do banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, realizadas nesta quarta-feira (25) pela Polícia Federal e autorizada pelo ministro Teori Zavascki.

Rubens Jr vai debater escolha dos novos ministros do STF - STF

Apesar da decretação ter tido origem na relatoria da Operação Lava Jato, Delcídio foi levado para a superintendência atendendo pedido do Ministério Público Federal sob a acusação de ter tentado atrapalhar as investigações.

Em março, o STF havia acatado o pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de arquivamento de investigação contra Delcídio no âmbito da Lava Jato por não haver provas contra ele.

Além de Delcídio e André Esteves, foram presos o chefe de gabinete de Delcídio, Diogo Ferreira, e o advogado Édson Ribeiro, também do BTG, que defendeu o ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró.

Segundo o relatório da Procuradoria-Geral da República, Edson Ribeiro e o banqueiro André Esteves, ambos do BTG, teriam participação direta nas ações que tentavam impedir as investigações. As prisões foram baseadas em gravações realizadas por Bernardo Cerveró, filho de Nestor Cerveró.

Seguindo os trâmites constitucionais, a decisão da corte será remetida ao Senado, que decidirá sobre a manutenção ou não da prisão.

Senado

A Presidência do Senado divulgou nota em que informa que o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirma que irá reunir os líderes partidários e a mesa diretora para discutir o assunto.

A nota informa ainda que o Senado aguarda a remessa das informações pelo STF para, posteriormente, adotar as medidas que entender necessárias.

O senador José Pimentel (PT-CE) assume interinamente a liderança do governo, antes ocupada por Delcídio.

O governo tem a preocupação de não paralisar as atividades do Congresso. Segundo o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), a sessão do Congresso marcada para esta quarta será mantida.