Arábia Saudita convoca 65 bandos armados para conferência em Riad
A Arábia Saudita convidou 65 bandos armados que operam na Síria para participar de uma reunião em Riad, capital do país, para criar uma frente comum e “negociar” com o governo sírio.
Publicado 02/12/2015 17:13

Integrantes dos bandos armados estarão em Riad para participar de reuniões e conferências de 11 a 13 de dezembro. Eles pretendem chegar a um acordo e formar uma frente comum e, em seguida, iniciar um diálogo com o governo sírio.
Os bandos armados convidados, entre os quais o Ahrar al-Sham e o Yaish al-Islam, possuem um total de mais de 100.000 membros que estão lutando na Síria para tentar derrubar o governo do presidente Bashar al-Assad.
De acordo com Ahmad Ramadan, do grupo Coalizão Nacional, Riad pediu a todos os bandos armados convidados que enviem pelo menos uma pessoa para as reuniões.
Ele também afirmou que os convites também foram enviados para alguns outros terroristas, que se recusaram a participar.
Desde o início da crise síria em 2011, Riad vem apoiando e ajudando os bandos armados na tentativa de derrubar o governo e expulsar al-Assad do cargo de presidente do país.
O ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Adel al-Khubeir, reiterou em 14 de novembro que Riad aposta somente na solução que resulte na saída do atual presidente sírio.
Quatro anos e meio de conflitos envolvendo bandos armados no Iraque deixaram mais de 250.000 mortos, de acordo com a ONU.