Socialistas venezuelanos preparam propostas para reimpulso econômico
Militantes do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) continuam a preparação de um documento com propostas para o reimpulso econômico da Revolução bolivariana, a pedido do presidente da República, Nicolás Maduro.
Publicado 19/12/2015 11:51
Com tal objetivo, delegados da formação de esquerda, pesquisadores e intelectuais participam, nos últimos dias, de um congresso sobre a economia venezuelana.
Segundo a equipe coordenadora dos debates, realizados a portas fechadas, a data provável para a plenária e a discussão do texto final com Maduro é na segunda-feira, 21.
Adiantou que, além do tema econômico, o documento contém propostas sobre a comunicação.
Também transcendeu extraoficialmente que o diagnóstico de 2016 e 2017 prevê cenários com depressão dos preços do petróleo, principal produto do país.
Do mesmo modo, soube-se que algumas das linhas de ação transitam pela reativação do aparelho industrial, o reimpulso da agricultura e das unidades de produção recuperadas pelos trabalhadores.
Quanto à comunicação, propôs-se a necessidade de que o PSUV e toda a equipe de governo nacional expliquem a situação atual do país ao povo, "sem maquiagens".
De acordo com Maduro, o objetivo do congresso é criar um plano para uma contraofensiva revolucionária depois do revés sofrido pela esquerda nas eleições parlamentares do último dia 6.