Diplomatas cubanos dialogam com PCdoB sobre solidariedade

Nesta quinta-feira (7), uma delegação do Consulado Geral de Cuba em São Paulo visitou a sede nacional do Partido Comunista do Brasil, onde foi recebida pelo secretário de Relações Internacionais, José Reinaldo Carvalho. A delegação cubana foi composta pela consulesa-geral, Nélida Hernández Carmona e pelo conselheiro consular, Ibrahim Miranda León.

reunião cuba

Durante o encontro fraterno, as duas partes destacaram o excelente nível de relações de solidariedade e cooperação entre o consulado e o partido, como parte dos laços internacionalistas entre o Partido Comunista de Cuba e o Partido Comunista do Brasil.

O dirigente do PCdoB deu aos diplomatas cubanos uma abrangente informação sobre a situação política brasileira, ressaltando que apesar das enormes dificuldades econômicas e políticas vividas ao longo do ano de 2015, o ano novo começa com renovadas esperanças de que o povo brasileiro defenderá a democracia e encontrará o caminho do desenvolvimento econômico e social.

No encontro, foram ressaltadas as perspectivas de prosperidade do povo cubano, com o aperfeiçoamento do modelo econômico e o fortalecimento do socialismo, recordando que em abril de 2016 realiza-se o congresso do Partido Comunista de Cuba.

No ano de 2016 transcorre o 30º aniversário do restabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Cuba, que se fortalecem continuamente. Ambos os países – ressaltou-se durante o encontro – desempenham papel importante nos avanços políticos, econômicos e sociais, assim como na integração regional, em curso na América Latina.

Os diplomatas cubanos e o dirigente do PCdoB coincidiram em que é necessário incrementar as ações de solidariedade com a Revolução Cubana em São Paulo, junto aos movimentos sociais e as casas legislativas estadual e municipal da capital.