Jornalistas da Globo e Record protestam contra proposta de reajuste

Contrários à proposta das emissoras de aumentar seus salários em apenas 5%, diante de uma inflação anual que bateu os 11%, profissionais vão distribuir nesta terça (12) 70 pares de calçados usados em frente ao Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo, onde uma reunião sobre o assunto será realizada.

Jornalistas da globo e record protestam contra proposta de reajuste salarial - Brasil 247

O gesto foi inspirado em um protesto de ambientalistas em Paris, impedidos de protestar por questões de segurança durante a Conferência do Clima em 2015. A ideia é colar nos chinelos, tênis ou sapatos uma etiqueta com o tempo de casa do dono do calçado e passar a mensagem de que ralam a sola do sapato por suas empresas.

O protesto dos jornalistas da Globo e da Record se deve à proposta de reajuste salarial de apenas 5% apresentada pelas emissoras, diante de uma inflação anual que bateu os 11%.

As emissoras argumentam que não podem conceder um reajuste superior porque tiveram queda nas receitas no ano passado – na média, faturaram 8,5% a menos do que em 2014. Mas os jornalistas lembram que, mesmo assim, as empresas continuam bastante lucrativas. A Globo teve um lucro líquido de R$ 2,4 bilhões em 2014.

“Foi uma proposta ofensiva”, resume André Freire, secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo. A data-base dos jornalistas é 1º de dezembro.