Bolívia deseja retomar relação com EUA, mas sem conspiração, diz Evo

O presidente Evo Morales afirmou na noite desta segunda-feira (18), em rede nacional de televisão, que a Bolívia está disposta a retomar as relações diplomáticas com os Estados Unidos, desde que o país norte-americano cumpra com as normas de respeito internacional.

Evo Morales

Morales expressou sua disposição de retomar os vínculos diplomáticos com os EUA, mas deixou claro: “não venham com conspirações como fizeram antes e cumpram as normas internacionais de respeito mútuo”.

O presidente reiterou que se houver respeito e transparência na relação com os EUA não haverá problemas para que ambos os países reabram suas respectivas embaixadas.

Desde 2008, quando o governo do presidente Evo expulsou o embaixador Philip Goldberg por ingerência nos assuntos internos, as relações entre ambos os países se tornaram complexas, e permanece assim até hoje.

Há apenas algumas semanas o encarregado de negócios dos Estados Unidos, Peter Brennam, afirmou que vai trabalhar para estabelecer uma reunião entre os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e Evo, a fim de melhorar as relações diplomáticas.