A Celac deve ser potência de paz, união e desenvolvimento, diz Maduro

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, destacou, durante sua chegada ao Equador, que a Celac (Comunidade dos EstadosLatino-americanos e Caribenhos) deve ser uma “potência de paz, união e desenvolvimento”.

Nicolás Maduro - Divulgação / Presidência da Venezuela

Durante a coletiva de imprensa, concedida já na chegada em Quito, Maduro disse que levou propostas de seu país para fomentar a união dos povos do Sul. E afirmou “somos uma família e temos vontade de ser livres, independentes e soberanos”.

O presidente defendeu ainda que as políticas sociais com objetivo de reduzir desigualdades devem ser mantidas pelos governos da América do Sul. Explicou que seu país passa atualmente por uma situação difícil, mas que “está sendo resolvido com a implementação de um Decreto de Emergência Econômica para defender os direitos sociais do povo e iniciar um modelo econômico produtivo”.

“Terei uma série de reuniões com os países irmãos e vou apresentar um conjunto de possibilidades para que unidos a América Latina e o Caribe consigamos atender a emergência econômica da Venezuela”, afirmou Maduro.

A prioridade de Maduro é apresentar propostas para solucionar problemas comuns entre os países e incrementar o comercio justo. “Chegamos com todos os esforços para construir um caminho, temos que ser uma potência”.