Banco central dos EUA mantém taxa de juros entre 0,25% e 0,50%

O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, anunciou nesta quarta-feira (27) a manutenção de sua taxa básica de juros entre 0,25% e 0,50% anuais. A decisão, tomada durante reunião de dois dias do Comitê de Política Monetária (Fomc, na sigla em inglês), alinhou-se com as expectativas do mercado.

FED - Banco Central dos Estados Unidos

O Fed justificou a medida dizendo que o “crescimento econômico desacelerou” desde a reunião de dezembro e que é improvável que a inflação se eleve rapidamente em direção a sua meta de 2%, proporcionando um tom mais “dovish” (inclinado a uma política mais acomodatícia) .Em dezembro de 2015, pela primeira vez em quase uma década, a autarquia elevou os juros do país.

O comunicado da autoridade monetária sugere que não deve haver novo aumento na próxima reunião, que acontecerá em março. "O comitê espera que as condições econômicas evoluam de maneira que justifique apenas elevações graduais na taxa de juros, que provavelmente se manterá, por algum tempo, abaixo dos níveis que são previstos no longo prazo", disse.

O Fed também mostrou-se cautelosa em relação às turbulências internacionais e ao impacto do preço do petróleo na inflação. Segundo comunicado, a autoridade monetária está "acompanhando de perto" o desenvolvimento da economia global e financeira, analisando as implicações desse cenário para o mercado de trabalho e a inflação norte-americana.

A autoridade afirma que espera que a inflação se "mantenha baixa no curto prazo, em parte devido a quedas nos preços da energia". 

O texto foi bem parecido com o divulgado em dezembro, mas uma linha, assegurando que os riscos estavam "equilibrados", foi omitida. A decisão de manter os juros inalterados foi unânime.