Carnaval na Colômbia celebra realismo mágico de Gabriel García Márquez

É difícil ler Cem Anos de Solidão e não imaginar como e onde seria a cidade de Macondo, onde o livro é ambientado. É com este propósito que os foliões de Barranquilla, capital do departamento de Atlántico, na Colômbia, se dedicaram a levar a obra de Gabriel García Márquez para a avenida neste carnaval.

Carnaval na Colômbia - Telesur

Com muita cor, festa e personagens icônicos, os foliões homenageiam Gabo e seu realismo mágico por meio do imortalizado povo de Macondo. As festas começaram nesta quinta-feira (4), quando a rainha do carnaval foi coroada, para abrir oficialmente a folia no sábado (6).

Diferente do nosso carnaval que apresenta as tradicionais marchinhas, samba, frevo e outros ritmos tão brasileiros, na Colômbia a festa se faz com cúmbia, merengue, salsa e outros estilos caribenhos. E é com esta trilha sonora que o realismo mágico de Gabo se torna, de fato, real e enche os olhos de quem assiste ao espetáculo.

Uma das cenas mais clássicas do livro, quando as mariposas amarelas rodeiam o personagem Mauricio Babilonia, foi recriada com precisão e emocionou o público.

O carnaval de Barranquilla é o mais importante da Colômbia e foi declarado pela Unesco Obra Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade. O país está longe de ser considerado uma terra de foliões, mas a Batalha das Flores, da capital de Atlántico, atrai turistas de diversas partes do continente latino-americano.

Cem Anos de Solidão

A obra de Gabo é considerada uma das mais importantes da literatura latino-americana. É um dos livros mais lidos e traduzidos em todo o mundo. Em 2007, durante o 4º Congresso Internacional da Língua Espanhola, realizado em Cartagena das Índias, na Colômbia, Cem anos de solidão foi considerada a segunda obra mais importante de toda a literatura hispânica, ficando atrás apenas de Dom Quixote de La Mancha, de Miguel Cervantes.

Os personagens icônicos do povoado de Macondo foram apresentados ao público em 1967 em Buenos Aires, na Argentina. A primeira tiragem contou com apenas 10 mil exemplares, porém, até os dias de hoje, mais de 50 milhões de livros já foram vendidos, traduzidos em 35 idiomas.