Senadora pede diálogo para enfrentamento da crise no Brasil

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou, esta semana, no reinício dos trabalhos legislativos, durante discurso no plenário do Senado, que espera que o ambiente político seja influenciado pelo clima que tomou conta das ruas do país, durante o Carnaval, e, assim, prevaleça o entendimento entre governo e oposição para que as dificuldades econômicas sejam superadas.

Senadora pede diálogo para enfrentamento da crise no Brasil - Agência Senado

Para Vanessa, o grande desafio será estabelecer o diálogo, com o envolvimento de toda a sociedade brasileira, para enfrentar problemas como o desemprego.

A senadora avalia que o ajuste não será fácil, pois economias fortes, como a dos Estados Unidos e da Europa, também passam por dificuldades que podem, a depender dos desdobramentos dos fatos, gerar alguma consequência negativa no Brasil.

Vanessa Grazziotin questionou ainda as medidas para controlar a inflação, como a elevação dos juros e os cortes de despesas públicas. Essas ações, na sua opinião, são ineficientes e podem gerar mais desemprego. Para ela, o governo deve reduzir as taxas de juros, promover uma reforma tributária e preservar os direitos dos trabalhadores.

Aedes aegypti

A senadora também manifestou preocupação com o aumento de casos de microcefalia no país. E espera que a Presidência do Senado marque logo o debate com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, e técnicos do ministério sobre a situação da saúde brasileira.

A senadora frisou que a cada dia surgem novas notícias que mostram o quão avassalador pode ser o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e do zica vírus, que, segundo especialistas, está associado ao aumento dos casos de microcefalia no país.

Vanessa Grazziotin disse que o Poder Legislativo deve ajudar o Executivo na adoção de medidas, sobretudo, de prevenção. E que a Judá deve vir também da sociedade. “Precisamos fazer com que cada cidadão brasileiro seja um agente de vigilância em saúde, porque a forma mais correta de tratar esse problema é a prevenção, é a eliminação desse mosquito”, afirmou.