Cuba e Peru estreitam relações econômicas e sociais

A visita do presidente do Peru, Ollanta Humala, a Cuba, ratificou o alto nível de relações de amizade e cooperação entre os dois países e a vontade de seguir fortalecendo-as.

Ollanta Humala e Raúl Castro - Andina

Nesta quinta-feira (18) o presidente peruano teve conversas oficiais com Raúl Castro depois de render uma homenagem ao herói nacional José Martí no memorial da Praça da Revolução.

No encontro, que teve um clima cordial, os presidentes trocaram informações sobre o estado das relações bilaterais e coincidiram na vontade mútua de continuar fortalecendo os vínculos históricos que unem os povos de Cuba e do Peru.

Humala destacou seu interesse de ampliar o comércio bilateral e falou que em breve uma delegação de empresários de seu país fará uma visita à ilha para explorar as oportunidades de negócio. Segundo o chefe de Estado, os dois países podem aprofundar a cooperação nas áreas de medicina, educação e esportes.

Para o presidente peruano, o anúncio de que o Barack Obama vai visitar Cuba é extremamente positivo e qualificou o episódio como “um momento histórico para a relação bilateral”. Aproveitou a ocasião para defender o fim do bloqueio norte-americano à ilha que já dura mais de 50 anos.

Esta foi a segunda vez que Humala esteve em Cuba como chefe de estado, anteriormente participou da 2ª Cúpula da Celac, celebrada em Havana em janeiro de 2014.