Plebiscito na Bolívia recebe respaldo da Unasul

O secretario geral da Unasul (União das Nações Sul-americanas), Ernesto Samper, visitou nesta quinta-feira (18) o presidente da Bolívia, Evo Morales. O objetivo da reunião é acertar os detalhes para a missão do organismo durante o referendo, a ser realizado no próximo domingo (21), a fim de aprovar ou não uma emenda constitucional que vai permitir ao presidente se candidatar uma vez mais.

Evo Morales e Ernesto Samper - VTV

Ao chegar no país, Samper deu uma entrevista coletiva onde afirmou que está “satisfeito em estar na Bolívia”. No encontro o presidente da Unasul também vai ter acesso a mais informações sobre o plano do corredor ferroviário que vai ligar os oceanos Atlântico e Pacífico. Este projeto vai beneficiar o comércio com a Argentina, Paraguai e Uruguai devido à conexão férrea com a hidrovia dos rios Paraná e Paraguai.

Entre os muitos eventos da agenda oficial de Samper, ele vai participar de uma atividade com estudantes da Universidade do Valle, um debate sobre direitos humanos, meio ambiente, emprego e educação. Este será o primeiro encontro oficial da Unasul, que integra 12 países da América do Sul, com jovens bolivianos, e o sexto no continente.

Na segunda-feira (21) Samper terá uma série de reuniões com os presidentes das Câmaras de Senadores e Deputados, José Alberto e Gabriela Montaño, respectivamente, assim como com o ministro de Relações Exteriores da Bolivia, David Choquehuanca.

A Missão de Acompanhamento Eleitoral da Unasul terá como chefes o ex-chanceler uruguaio Roberto Conde e o atual presidente do Tribunal Supremo de Justiça Eleitoral do Paraguai, Jaime José Bestard. O grupo, integrado por observadores de todos os países membro do bloco, vai acompanhar a votação do plebiscito a fim de contribuir para a transparência no processo de manutenção da democracia.