Hillary Clinton e Donald Trump aumentam favoritismo na Super Terça

No dia 1º de março acontecerá nos Estados Unidos um dos eventos mais importantes do processo eleitoral que define quem serão os candidatos dos maiores partidos burgueses do país. É a chamada "Super Terça", em que eleitores dos dois partidos definirão em 11 estados quantos delegados cada candidato terá para as convenções finais.

Estadunidenses se cadastram para votar nas prévias

A Super Terça é realizada geralmente em fevereiro ou março do ano eleitoral, e reúne o maior número de prévias em estados e territórios de todo o processo. Ela é realizada desde meados dos anos 1980 e tanto as primárias democratas quanto as republicanas serão realizadas simultaneamente em Alabama, Arkansas, Georgia, Massachusetts, Minnesota, Oklahoma, Tennessee, Texas, Vermont e Virginia.

Os republicanos ainda irão realizar uma assembleia para decidir o voto de uma região, no Alaska. Isso denomina-se lá nos EUA de "Caucus". Os democratas farão o mesmo no Colorado e realizarão primárias, que funcionam como eleições comuns, na Samoa Americana.

Desta vez, serão eleitos mais de 860 delegados democratas e mais 660 delegados republicanos. Os resultados costumam influenciar muito a escolha do candidato presidencial. Nenhuma etapa elege tantos representantes quanto a Super Terça, e nela os derrotados, geralmente, sofrem pressão para deixar a candidatura.

De acordo com pesquisas realizadas por vários institutos estadunidenses, a eleição de novembro deverá ser disputada entre Hillary Clinton e Donald Trump. Em nível nacional, entre os democratas, a ex-secretária de Estado está quase 20 pontos a frente do senador Bernie Sanders, com 55% das intenções de voto, contra 38%. Já o magnata Trump teria 49% do apoio dos republicanos, comparado com 16% de Marco Rubio e 15% de Ted Cruz.

Depois da Super Terça, no dia 5 de março serão realizadas prévias de ambos os partidos na Louisiana e um Caucus no Kansas. Os republicanos também realizam primárias no Kentucky e no Maine, enquanto democratas votam no Nebraska.