Vamos falar sobre justiça fiscal?

Você já reparou que quem menos tem dinheiro é quem mais paga impostos? No Brasil, o problema não está na quantidade de impostos, mas na forma como são distribuídos os tributos e sobre quem eles recaem. Para explicar melhor o que é justiça fiscal, o  Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) elaborou o vídeo que o Vermelho publica abaixo. 

Justiça fiscal

Trata-se de mais uma contribuição no sentido de esclarecer a população sobre como está estruturada a carga tributária brasileira. Diferente do que se diz por aí, ela está na média mundial. Quer dizer, não é que no Brasil se pague mais imposto que em outros países. 

O problema é que, por aqui, proporcionalmente, os ricos quase não pagam tributos, enquanto os mais pobres gastam grande parte da sua renda com eles – uma realidade que reforça a desigualdade no país.

O vídeo faz parte de uma série, produzida pelo Inesc, que tem o objetivo de informar a população, de forma simples e objetiva, sobre temas relevantes para a cidadania, como orçamento público e reforma política. Veja abaixo o vídeo sobre justiça fiscal: