Evaldo Lima – Educação em Fortaleza: contra fatos, não há argumentos

Por *Evaldo Lima

Matrícula de alunos novatos nas escolas públicas começa hoje (15)

Educação é um direito fundamental, porque é o mais legítimo e eficiente meio de promoção social. Exatamente por essa razão, a educação é prioridade na Administração Roberto Cláudio, que assumiu o mandato em 1º de janeiro de 2013 com a difícil, porém nobre, tarefa de recuperar a autoestima da comunidade escolar municipal.

Logo no início da gestão, o prefeito propôs o “pacto de responsabilidade social e pedagógica pelos estudantes da rede municipal de ensino” e, ao longo desses três anos, por meio de ações da Secretaria Municipal de Educação, reorganizou o calendário escolar, aumentou o número de alunos matriculados na rede de ensino municipal, adotou o critério de seleção pública para diretores e coordenadores das escolas do município, realizou um concurso para professores, implantou o piso salarial nacional e concedeu reajuste aos professores acima da inflação, resultando em um ganho real de 12%.

Além de tudo isso, implantou a escola em tempo integral e já construiu 13 unidades escolares, reformou escolas, ampliou a rede de creches do município, colocou internet de alta velocidade nas escolas, aumentou o acervo das bibliotecas e distribuiu material escolar para todos os alunos da rede municipal de ensino, entre outras ações.

Passados três anos da Administração Roberto Cláudio, os resultados já começam a aparecer. Saímos da última posição na avaliação do Spaece, incômoda situação em que nos encontrávamos no fim da administração anterior, e avançamos alguns pontos, posto que o número de escolas que estão no nível mais alto de aprendizagem na alfabetização passou de 20, em 2012, para 74, em 2014.

Fortaleza também aumentou 11 pontos na proficiência média dos alunos do segundo ano fundamental e alcançou, em 2014, a marca de 147,3 pontos. Houve redução no percentual dos alunos não alfabetizados, que caiu de 4,8% para 1,2%, o que representa uma melhora de 75%. São dados que demonstram, de forma objetiva, a melhoria da qualidade da educação pública em Fortaleza.

Mas, como dizem dois poetas geniais lá das Minas Gerais, “se muito vale o já feito, mais vale o que será. E o que foi feito. É preciso conhecer para melhor prosseguir”.

*Evaldo Lima é vereador de Fortaleza (PCdoB); presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.