Telesur é tirada do ar na Argentina

O canal multiestatal de televisão da Venezuela, a Telesur, foi tirada do ar, nesta quarta-feira (2) do pacote básico oferecido pelo grupo Clarín na Argentina. Apesar de ser uma emissora respeitada em todo o mundo, no país de Maurício Macri parece não haver espaço para o debate de ideias.

Telesur - Gustavo Hernández A.

A emissora não foi consultada, nem notificada sobre as mudanças. A presidenta e fundadora da Telesur, Patricia Villegas, se mostrou surpresa em sua conta oficinal no Twitter ao descobrir, de forma inesperada, a mudança no pacote. Imediatamente pediu uma reunião com o Grupo Clarín – um dos maiores aliados do presidente Macri – para tratar a questão.

Para patrícia, esta decisão deve ser reconsiderada. “Nenhum serviço de cabo deveria deixar de fora de sua grade um canal como este, que conta com reconhecimento internacional, é referência informativa para centenas de meios de comunicação e dá voz aos povos do mundo”.

Em nota oficial a Telesur denunciou o ocorrido. “Hoje denunciamos que o sinal de canal multiestatal foi retirado do ar do pacote básico oferecido pela Cablevisión na Argentina, sem argumentos legais, privando milhões de latino-americanos de desfrutar de 24 horas de informação contínua”.

A Telesur informa que seu sinal é disponibilizado gratuitamente para vários países do mundo e seu conteúdo tem prestígio internacional. Na Argentina o canal está presente em mais de 90 operadoras e mantém convênio com mais de 5 televisões abertas de diferentes províncias do país. O alcance, até o dia 29 de fevereiro era de mais de 20 milhões de espectadores.

Telesur no mundo

Atualmente o conteúdo multimídia da Telesur chega em toda a América Latina, América do Norte, Caribe, Europa, Oriente Médio e parte da África. O canal é comprometido em dar voz à luta dos povos e noticiar o que não recebe a devida atenção nos meios hegemônicos de comunicação. A audiência, em cinco continentes, é de mais de 500 milhões de espectadores.