Fernando Lugo diz que ação contra Lula foi um “déjà vu”

O ex-presidente do Paraguai, e atual senador, Fernando Lugo, que foi deposto com um golpe de Estado em 2012, disse ter tido a sensação de um “déjà vu” ao ver a ação arbitrária contra Lula na manhã nesta sexta-feira (4).

Lugo e Lula - Arquivo Pessoal de Fernando Lugo

Por meio de sua conta oficial no Twitter, o senador da Frente Guasu manifestou seu apoio ao ex-presidente brasileiro. “O Brasil para todas e todos tem nome e sobrenome: Lula da Silva. Um abraço a ele e a seu povo.” 

Lugo costuma se pronunciar sobre a onda conservadora que está crescendo novamente no continente e não esconde o receio de “golpes brancos”, como aconteceu no Paraguai, em outros países.

Para ele, que foi deposto com um golpe de Estado que durou apenas 48 horas, a direita é implacável e pode aplicar a mesma fórmula nos outros países. “A perseguição a Lula no Brasil nos faz recordar muito bem o que fizeram no processo de mudança no Paraguai. Déjà vu?”, afirmou Lugo.

Logo depois de ter sido deposto, Lugo veio ao Brasil e, na ocasião, se reuniu com Lula. Na época, ambos estavam em tratamento contra o câncer.

Lugo e Lula renovaram acordos relacionados à produção de energia de Itaipu Binacional, a usina que tem metade de sua produção no Paraguai e outra metade no Brasil. Além disso, desenvolveram projetos de cooperação por meio do Mercosul para impulsionar a infraestrutura do país vizinho.