Declaração do bloco FPV Parlasul sobre a perseguição a Lula

Os Membros do bloco Frente para a Vitória Parlasul (FPV), incluindo Ricardo Cristobal Oviedo de Formosa, expressamos nossa mais profunda preocupação e oposição à perseguição sofrida pelo ex-presidente do Brasil Lula da Silva. 

Lula

Nós afirmamos que esta atitude repressiva é parte de uma estratégia mais ampla que visa perseguir e intimidar aquele que liderou os processos populares na América Latina, os processos que permitiram que as políticas de crescimento do avanço, a soberania e a distribuição da riqueza na região.

Acreditamos que o uso de manobras através da "Justiça" como uma ferramenta para minar o apoio popular à Presidência que liderou processos de mudança, solapa as instituições democráticas.

A aplicação da figura de "conduta coercitiva" que só tem validade pública quando alguém não responde a uma intimação para se apresentar à justiça ou representa um risco de fuga ou de perigo extremo, mostra o que a verdadeira intenção do procedimento é persecutória, especialmente se aplicada a um ex-presidente da República que sempre depôs quando foi convocado.

A Frente Parlamentar reafirma nosso compromisso com a plena vigência das instituições democráticas. Rejeitamos os setores ofensivos de poder concentrado contra os líderes populares, com o objetivo de parar o processo de mudança e de justiça social na região. Estamos convencidos de que as pessoas vão saber resistir a esta ofensiva.

Expressamos nossa mais profunda solidariedade com o ex-presidente Lula e apelamos a todos os membros a condenar este fato infeliz e defender a democracia em todos os países da região.