Frente Guasu defende democracia: basta de golpes em nosso continente

A Frente Guasu, coalizão de partidos de esquerda da qual o ex-presidente do Paraguai, Fernando Lugo, faz parte, enviou com exclusividade ao Vermelho uma nota em solidariedade a Lula e em defesa da democracia no Brasil.

Lula e Lugo - Reprodução

A coalizão era a base política de Lugo à época do golpe parlamentar que o destituiu da presidência, em 2012. Os deputados, senadores e militantes trazem esta marca aberta de ter resistido a tamanho atentado contra a democracia, neste sentido, destacam a importância de evitar que golpes brancos aconteçam nos outros países do continente.

Expressam preocupação especial com o Brasil, depois da violência sob a qual o ex-presidente Lula foi submetido, na última sexta-feira (4). Em nota, ressaltam a necessidade de resistir à onda conservadora que ocupa as ruas e as redes no país.

Na sexta-feira (4) o ex-presidente Lugo enviou mensagens de solidariedade a Lula em sua conta no Twitter.

Leia a nota da Frente Guasu na íntegra:

Solidariedade com Lula: Não mais atropelos à democracia em nosso continente

Desde a República do Paraguai, como força política, manifestamos nossa mais profunda preocupação com os recentes acontecimentos no país irmão Brasil e que afetaram o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Na última sexta-feira (4) o ex-presidente do país irmão foi sujeitado à uma “condução coercitiva” dentro do direito penal nacional, esta ação normalmente se utiliza em uma investigação judicial diante do risco de fuga ou periculosidade do sujeito, assim como sua falta de resposta às intimações do sistema judicial, condição que obviamente era desnecessária.

O ex-presidente Lula da Silva em nenhum momento teve um comportamento que aponte a obstrução do processo de investigação e em todo momento esteve disposto a atender aos requerimentos da Justiça do Brasil. Tendo em vista de sua postura íntegra, que ninguém pode questionar, e muito menos imputar sobre sua gestão como governante, não merecia o maltrato do qual foi vítima. Como organização política com representação legislativa, além de condenar o fato, manifestamos nossa solidariedade com quem foi e segue sendo um dos expoentes mais reconhecidos do processo de libertação dos povos da América Latina, o companheiro Lula da Silva.

Destacamos que vivemos uma conjuntura difícil para nossa região, que hoje está afetada novamente por uma forte contraofensiva neo conservadora por parte de poderes fatídicos vinculados aos escuros anos dos quais fomos vítimas, todos os povos latino-americanos. Lamentados que forças políticas retardatárias de nosso continente ainda não tenham compreendido que pisotear a vontade popular não é a regra válida para o fortalecimento das democracias de nossos países. Neste sentido, destacamos a situação pela qual passou nosso país e desejamos que como nós, nenhum outro país de nosso continente passe por isso.

Assunção, 5 de março de 2016
Frente Guasu