Agricultura familiar goiana em luto

A luta pelos direitos dos camponeses e agricultura familiar perdeu o camarada Wilson Hermuth Gottens. Vítima de um câncer, faleceu na manhã de hoje.


Wilson Hermuth Gottens, presidente da Central de Cooperativas da Agricultura Familiar e ex-presidente da Fetaeg, faleceu na manhã de hoje, vítima de um câncer. Um importante nome na luta pela melhoria do campo, deixa um legado de transformações no movimento dos trabalhadores rurais. “Ele ajudou a transformar o assentamento de Jataí, sempre ajudou muito nas cooperativas.

Além disso, foi um grande exemplo para minha vida pessoal, pois politicamente era muito importante para a transformação do país” explica Divino Goulart, amigo de Wilson e ex-presidente da Fetaeg.

Pioneiro nas discussões sobre cooperativismo na agricultura foi um árduo defensor da reforma agrária. “No final dos anos 80 começamos a discutir cooperativismo na agricultura familiar. Eu e ele. O Wilson já com sua experiência no sul do Brasil. Ele atuou no fortalecimento dos sindicatos. Foi um importante nome para o cooperativismo no estado de Goiás” relata Alair Luiz do Santos, atual presidente da Fetaeg.

Wilson idealizou e era parceleiro de um dos assentamentos mais bem sucedidos da agricultura familiar situado no município de Jataí, centro do agronegócio do estado de Goiás.
“O Wilson, além de grande amigo e camarada do partido, possuía uma rica experiência e um incentivador na área do cooperativismo rural proferindo palestras e contribuindo com a política de agricultura familiar no estado e no Brasil” afirma Isaura Lemos presidenta do PCdoB.