Mulheres de luta vão às ruas do Recife para barrar o retrocesso 

A UBM – União Brasileira de Mulheres em Pernambuco uniu-se a mais de 30 entidades representativas de movimentos sociais em ato público realizado nesta terça-feira (8) para lembrar a passagem do Dia Internacional da Mulher. O ato intitulado É pela vida das mulheres reuniu centenas de pessoas para denunciar os abusos de gênero e defender bandeiras feministas prioritárias, como saúde, trabalho, conjuntura política e combate à violência contra a mulher.  

Mulheres de luta vão às ruas do Recife para barrar o retrocesso - Eduardo Rodrigues

"Nossa caminhada é de luta pelos direitos das mulheres. Pelo direto à vida, pelo fim da violência sexista, pela democracia, por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres como dizia a nossa Rosa Luxemburgo", destacou a advogada, poeta, feminista e gestora pública Cida Pedrosa, sobre o objetivo do evento, que durou quatro horas e percorreu mais de três quilômetros.

Também na pauta do ato unificado estiveram temas que calam fundo na vida das mulheres de todo o país, tais como igualdade econômica e social, machismo, legalização do aborto, acesso a creches, democratização da sociedade brasileira, combate ao conservadorismo, que põe em risco os direitos das mulheres, e maior participação das mulheres nos espaços de poder.

"Foi um ato lindo e irreverente, onde falamos de bandeiras tão caras para nós mulheres, mas usando leveza e alegria. Vamos que vamos minha vereadora no Recife em 2016 conquistar mais espaços para nós mulheres", conclamou a militante comunista e ubemista Inês Tenório, fazendo referência à pré-candidatura de Cida Pedrosa à Câmara Municipal do Recife nas eleições deste ano.

A pluralidade do ato se expressou na participação de entidades representativas de diversos movimentos sociais como de negros/as, transexuais, agricultoras e juventude. A mobilização terminou com a formação de uma grande roda de ciranda na Praça do Derby, centro do Recife. O evento foi considerado pelas organizadoras como o maior já realizado desde 2010, quando foi iniciado no Recife.

A UBM Pernambuco também se fez representar no Cinedebate sobre As Sufragistas, promovido pelo DCE da Universidade de Pernambuco (UPE) com a participação da militante comunista e ubemista Inamara Mélo (centro). O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira (8).

Audicéa Rodrigues
Do Recife