Publicidade digital deve superar anúncios de TV

Uma pesquisa da empresa norte-americana eMarketer sobre gastos com publicidade comprova que os tempos realmente estão mudando no setor de comunicações. Segundo o estudo, no ano que vem, pela primeira vez na história, os gastos com publicidade digital devem superar os anúncios na TV nos Estados Unidos.

Publicidade digital

Segundo a empresa, os anúncios na TV devem chegar a US$ 72 bilhões, ou 35,8% do mercado, enquanto as verbas para anúncios on-line atingirão a marca de US$ 77,37 bilhões, ou 38,4% do total.

A publicidade televisiva deverá crescer esse ano apenas 2,5%, abaixo da previsão anterior, de 4,5%. Já as estimativas de gastos na publicidade digital nos Estados Unidos, em 2016, é de US$ 68,82 bilhões, que representa um aumento de 15,4%.

No Brasil, o Internet Advertising Bureau (IAB) estima que os gastos em publicidade digital devem crescer 12%, sem descontar a inflação, chegando a R$ 10,4 bilhões, neste ano.

O mercado de publicidade digital brasileiro fechou 2015 com um total de 9,3 bilhões de reais em investimentos, segundo levantamento da IAB Brasil. De acordo com a mais nova edição da pesquisa Digital AdSpending, feita pela comScore e liderada pela IAB Brasil, esse número também representou um crescimento de cerca de 12% em relação a 2014.

Apesar de não possuir dados sobre o mercado geral para comparação com outros meios publicitários, o IAB Brasil vê o segmento digital em alta. “A percepção é que a fatia está crescendo sim, até pelo contato mais próximo que temos com as empresas”, explica o presidente do IAB Brasil, Andre Izay.