Plenária da Frente Brasil Popular define ações para ato do dia 18

Em um encontro convocado pela Frente Brasil Popular (FBP), integrantes de movimentos sociais, partidos políticos, sindicatos e centrais sindicais estiveram reunidos na sede do Sindae, nos Barris, na tarde desta segunda-feira (14/03), para tratar da organização da passeata marcada para a próxima sexta-feira (18), em Salvador.

O ato, que tem como tema a Defesa da Democracia, dos Direitos dos Trabalhadores e da Soberania Nacional, tem concentração a partir das 15h, no Campo Grande. De lá, os participantes sairão em passeata até a praça Castro Alves, apresentando à população a pauta regressiva defendida pela direita no país, que tentar cercear direitos democráticos adquiridos com muita luta.

De acordo com Aurino Pedreira, presidente da CTB Bahia, o encontro desta segunda-feira, além de tratar dos encaminhamentos do ato do dia 18, vai trabalhar com a agenda de mobilização dos setores democráticos do país em relação ao momento político vivido. “Estamos unidos em defesa do que foi decidido nas urnas em 2014, do projeto político progressista e contra qualquer tentativa de golpe contra o estado democrático de direito.” Segundo ele, a sociedade tem sido prejudicada com atos de alguns setores do Judiciário que, ao invés de proteger, ferem a Constituição do país.

Para José Pinheiro, diretor da CUT Bahia, a manifestação da sexta-feira é algo construído com base na problemática que o país tem enfrentado. “Eles não aceitam a decisão das urnas e muitos querem reviver o terror de 64. Os movimentos sociais organizam grandes atos e apresentaremos agendas positivas, pois não aceitaremos a pauta regressiva que está aí. Estamos nos organizando, ainda, para levarmos mais de 100 mil pessoas para a manifestação do dia 30, em Brasília.”

Representante da União da Juventude Socialista (UJS), Alan Valadares acredita que é urgente a organização da juventude contra a tentativa de golpe orquestrada pela direita, que tenta acabar com direitos adquiridos pelos trabalhadores nos últimos anos.

Presente na plenária, o presidente Estadual do PT, Everaldo Anunciação, declarou que a parcela majoritária da população, representada no encontro, apoia os inquéritos legais e responsabilização dos culpados, mas é totalmente contra a espetacularização política das investigações.

Walter Takemoto, integrante da Frente Povo Sem Medo, afirmou que a plenária da FBP tem importância determinante neste momento em que as forças reacionárias atentam contra a democracia. “A violência política e física contra militantes, partidos e sindicatos, e a omissão por parte de algumas polícias nos estados nos mostram que estão ressurgindo métodos utilizados pela ditadura.” Ele alerta que o dia 18 será determinante para mostrar que os setores organizados estão determinados a barrar qualquer tentativa de golpe no Brasil.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro