Audiência Pública discute criação do fundo para a agricultura familiar

Mais de 120 mil famílias compõem o segmento da agricultura familiar. Com o intuito de fortalecer a categoria, audiência pública discute a criação de um fundo para a agricultura familiar


Foto: Carlos Costa

 

Foi realizada hoje na Assembleia Legislativa uma Audiência Pública para discutir a criação de um fundo para a agricultura familiar. A audiência foi chamada pela presidente da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana, deputada Isaura Lemos (PCdoB) e pelo deputado estadual Talles Barreto (PSDB), que é presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). A audiência discutiu o projeto de lei da Governadoria, que cria o Fundo para a Agricultura Familiar no Estado de Goiás. O evento foi realizado nesta quinta-feira, 17, no Auditório Solon Amaral.

A mesa diretora foi composta por Isaura Lemos, que a presidiu; Talles Barreto; pelo líder da bancada governista, deputado José Vitti (PSDB); a representante do secretário da Casa Civil, Jussara Maria Pereira; a presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaeg), Alair Luiza dos Santos; o superintendente de Desenvolvimento Agrário de Goiás, Warner de Sousa Barbosa; o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-GO), José Valdir Misnerovicz; a coordenadora do Movimento Camponês Popular em Goiás, Jéssica Britto; e o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-GO), ex-deputado estadual Mauro Rubem (PT).

Diversas entidades estiveram na audiência, tais como representantes do Ministério Público, da OAB Goiás, Secretaria da Casa Civil, superintendente da Conab, representantes do MST, Movimento Terra Livre (MTL), Movimento dos Camponeses Popular (MCP), Comissão Pastoral da Terra, Movimento de Luta pela Terra, Fetaeg e outras autoridades da área.

“A presença de todas as entidades importantes na luta pela agricultura familiar e autoridades da área mostra que eles receberam com muito otimismo o projeto de lei que cria o fundo estadual do desenvolvimento da agricultura familiar. Isso fortalece a esperança de que o fundo pode trazer uma nova expectativa para as mais de 120 mil famílias que integram esse segmento que é o principal responsável dos alimentos que vão à mesa do povo goiano” destaca Isaura Lemos.