Barack Obama chega em Cuba neste domingo

Neste domingo (20), as relações entre Cuba e os Estados Unidos terão um momento histórico. A ilha está pronta para receber Barack Obama, será a primeira vez, em 88 anos, que um presidente norte-americano em exercício visitará o país caribenho. Para o PCdoB a visita representa uma importante vitória de Cuba em sua heróica trajetória de construção de "uma sociedade livre e justa, baseada no bem estar social, progressista, civilizada e culta".

Raúl castro e obama

Nos últimos dias, o governo de Cuba acelerou as providências, que incluem a restauração de prédios, limpeza dos principais monumentos de Havana e repavimentação de ruas e estradas, como a famosa avenida à beira-mar Malecón, onde está instalada a embaixada dos Estados Unidos, reaberta oficialmente em agosto passado.

Obama chega em Havana na tarde deste domingo, 15 meses depois que os dois países anunciaram planos para restaurar relações. Acompanhado da primeira-dama Michelle, das filhas Malia e Sasha e da sogra Marian Robinson, Obama visita, ainda no domingo, alguns pontos de Havana Velha, como a catedral, onde serão recebidos pelo arcebispo de Havana, cardeal Jaime Ortega. Ortega é apontado como uma das principais figuras que participaram das negociações, lideradas pelo papa Francisco, pelo acordo de reaproximação.

A agenda oficial começa na segunda-feira (21), quando o presidente norte-americano visita o memorial do poeta e herói nacional cubano José Martí e segue para encontro bilateral com o seu o presidente cubano, Raul Castro. Os dois presidentes vão discutir a ampliação das relações entre Cuba e os Estados Unidos, buscando avanço dos laços comerciais e políticas.

Barack Obama fica no país até terça-feira(22) e ainda deve se encontrar com empresários e representantes de diferentes segmentos sociais.

Vitória importante de Cuba

O portal Vermelho entrevistou José Reinaldo de Carvalho, secretário de Política e Relações Internacionais do Comitê Central do PCdoB que considera "a visita do presidente estadunidense Barack Obama a Cuba uma vitória importante do povo cubano, do governo e do Partido Comunista de Cuba, de sua liderança histórica, Fidel Castro, e do presidente Raul Castro, que comanda com sabedoria um processo importante de atualização do modelo econômico do país, melhorando suas linhas fundamentais".

"Cuba fez opção por uma trajetória de país soberano, que não renuncia aos seu princípios, que quer construir uma sociedade livre e justa, baseada no bem estar social, progressista, civilizada e culta. Se as relações entre Cuba e EUA servirem a esse propósito, não tenha dúvida de que é um acerto estratégico do povo cubano e nós temos plena confiança de que a direção cubana e seu povo estão preparados para esta nova etapa", enfatizou Carvalho.

O dirigente nacional do PCdoB afirmou ainda que "a visita de Obama se insere num processo que se iniciou em dezembro de 2015 quando os dois presidentes anunciaram a abertura de um processo de normalização das relações entre os dois países, inclusive com o restabelecimento de relações diplomáticas, o que veio a se concretizar há poucos meses".

Segundo José Reinaldo "o PCdoB considera que Cuba e o povo cubano chegam a esse momento importante de sua inserção internacional como resultado de uma heroica resistência que levou a efeito durante muitos anos. É bom lembrar que o povo cubano construiu e constrói o socialismo em meio à brutal pressão de parte dos Estados Unidos, inclusive com pressões resultantes de um terrível bloqueio econômico, comercial e político, um cerco terrível que procurou isolar país, procurou estrangular o país, o sistema político e econômico cubano".

A vitória de Cuba, segundo José Reinaldo, é também "graças a decisiva solidariedade internacional, principalmente dos povos latino americanos e caribenhos, mas de povos de todo o mundo que sempre estiveram ao lado de Cuba, do povo cubano, do seu governo e de seu partido". Reinaldo ressalta porém que "é preciso levantar o bloqueio que ainda persiste, com graves consequências para Cuba e para empresas que realizem negócios com o governo cubano, assim como é necessário que os Estados Unidos parem de fomentar a organização de grupos oposicionistas em Cuba".


A entrevista completa de José Reinaldo Carvalho estará disponível na Rádio Vermelho partir desta segunda-feira (21).

Matéria atualizada às 15:34 do dia 20.01 para adicionar mais informações