Cuba apresenta benefícios de seu mercado aos empresários dos EUA

A Câmara de Comércio de Cuba (CCC) vai realizar nesta segunda-feira (21) um fórum de negócios com a participação de empresários cubanos e norte-americanos, para debater sobre a oportunidade que o mercado da ilha pode oferecer para impulsionar a economia. O evento acontece em função da visita do presidente Barack Obama ao país.

Rodrigo Malmierca - Efe

Apesar do bloqueio econômico dos Estados Unidos que dura mais de 50 anos, Cuba vai expor os benefícios de seu comércio que é mantido sem prejudicar sua soberania. Segundo analistas, os empresários norte-americanos consideram os empreendedores cubanos investidores livres e cheios de oportunidades.

O ministro do Comércio Exterior e do Investimento Estrangeiro de Cuba, Rodrigo Malmierca, disse neste domingo (20) que seu país espera que a visita de Obama sirva para impulsionar acordos entre empresas de ambas as nações, porque existe “um grande potencial pra os laços econômicos”.

Segundo Malmierca, o fórum será inaugurado pelo presidente da CCC, Orlando Hernández, e a diretora de Administração para Pequenos Negócios dos Estados Unidos, María Contreras.

“É uma ocasião propicia para que estabeleçam vínculos com as empresas cubanas”, afirmou Malmierca. Disse ainda que o evento destinado aos empresários dos dois países será aberto aos trabalhadores que tiverem interesse em participar.

Mais de 20 empresas da ilha manifestaram interesses comerciais de importações dos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, as entidades exportadoras seguirão promovendo bens e serviços de prestígio reconhecido internacionalmente, que podem resultar em atrativos para o mercado norte-americano.

“Haverá vários pinéis setoriais nos quais serão debatidas as oportunidades de negócio”, afirmou o ministro em uma coletiva de imprensa.