PCdoB institui Fórum Permanente sobre Empoderamento das Mulheres

No último sábado (19/03), o PCdoB Bahia se reuniu, através da secretaria de Mulheres, com militantes de todo o estado, para fazer um balanço da pauta e se preparar para o processo eleitoral de outubro. Na oportunidade, foi constituído o Fórum Permanente Estadual sobre a Emancipação das Mulheres, conforme decisão no último Congresso Nacional do PCdoB. Além da Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul estão em fase de implantação. Rio de Janeiro, Piauí e Pernambuco já criaram.

O objetivo é discutir a política do Partido sobre a luta emancipacionista e a atuação dos vários espaços de atuação onde as mulheres estão presentes, a exemplo da UBM (União Brasileira de Mulheres). Vale destacar que participam homens e mulheres, por entendimento de que a luta pela emancipação é de todo o partido. “Estamos discutindo isso desde a 1ª conferência nacional sobre o tema, quando já apontávamos a necessidade de superar a subestimação sobre o papel estratégico da luta pela emancipação das mulheres”, explicou a secretária nacional de Mulheres do PCdoB, Liége Rocha.

De acordo com Alice Portugal, secretária estadual da pasta, a ideia é estimular as candidaturas de mulheres nas campanhas municipais, apoiar com muita intenção as candidaturas femininas para as chapas majoritárias, bem como nas direções dos sindicatos. Construir uma palavra de participação com consciência cada vez mais intensa entre as mulheres em geral, não só do nosso partido, mas as mulheres baianas como um todo.

A secretária de Mídias do PCdoB Bahia, Julieta Palmeira, considera instalação do Fórum um marco na organização da política de mulheres. “É uma oportunidade que nós temos, a partir da aglutinação de mulheres de várias áreas, de definir um pouco as ações que vamos ter na política feminista no estado”. Segundo ela, política essa que envolve não só o sentido mais geral. Mas, a necessidade de reforçar mais mulheres na política este ano, que é eleitoral. “Elas devem ter o apoio do partido para se candidatar e se eleger. Não basta só ter uma lista de candidatas. É preciso que o partido desenvolva uma ação proativa nas campanhas para que estas mulheres se elejam”.

Para Julieta, isso é a principal tarefa do Fórum esse ano, pois significa o empenho em ter mais mulheres ocupando espaços públicos de poder. “As prefeituras e câmaras de vereadores são espaços públicos de decisão privilegiados, onde a gente deve expressar uma democracia representativa”, concluiu.

Rosa de Souza, vice-presidente da CTB-BA, lembrou que o Fórum Permanente já deveria ter sido instalado. Mas, chega agora, nesse momento estratégico para a organização das mulheres, principalmente com a situação tão delicada da nossa conjuntura nacional, com a presidenta Dilma, maior autoridade desse país, sendo atacada diretamente.

“Vai melhorar a organização onde as mulheres comunistas atuam, principalmente na questão sindical”. Pois, segundo Rosa, também dirigente municipal do PCdoB, a maioria da instituições ainda é dirigida por homens. Poucas mulheres estão em secretarias estratégicas dentro das entidades sindicais, como Comunicação, Presidência, Organização, Formação, Financeiro e Jurídico. A maioria ocupa cargo de secretaria de mulher. “Somos minoria no poder, mas queremos mais acesso à política, participar e decidir. Representamos mais da metade da população”, disparou.

De Salvador,
Maiana Brito