Cida: "Não tem mais como separar o ambiente natural do construído"

"Em janeiro de 2013 nós não tínhamos a expectativa de realizar tanto. Era uma secretaria pequena, com um pequeno orçamento e um pequeno corpo de funcionários. Hoje ela é uma secretaria grande, grande do ponto de vista de suas realizações. Junto com uma equipe qualificada nós conseguimos realizar coisas incríveis", afirmou a advogada, poeta e gestora pública Cida Pedrosa sobre os avanços contabilizados por sua gestão à frente da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS). 

Cida: "Não tem mais como separar o ambiente natural do ambiente construído" - Divulgação

No dia 30 de março, Cida reuniu, no Museu da Cidade do Recife, funcionários da secretaria, amigos, secretários municipais, o prefeito Geraldo Julio e o vice-prefeito Luciano Siqueira para a prestação de contas do que foi realizado nos três anos e três meses em que comandou a SMAS, da qual se desincompatibilizou no dia 2 de abril para disputar uma vaga na Câmara Municipal do Recife nas eleições deste ano.

Ao avaliar o desempenho da secretaria, ela destacou três questões como fundamentais para o sucesso da gestão. "Primeiro, o apoio institucional do prefeito Geraldo Julio, que entende muito de sustentabilidade e nos apoiou. Segundo, a qualificação e o compromisso da equipe que encontramos na secretaria, que entende profundamente das questões ambientais da cidade, bem como o compromisso da equipe que veio comigo, que tinha também o entendimento de que viemos para fazer a diferença, para fazer uma cidade melhor, uma cidade muito mais humana. Juntas, essas duas equipes criaram um entendimento muito bom e acho que esse será o esteio para a política ambiental da cidade nos anos futuros. Terceiro, a certeza de que não tem mais como separar o ambiente construído do ambiente natural e é esse casamento entre a natureza e a cidade do Recife que nós tentamos fazer aqui", enfatizou.

Principais ações da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade entre 2013 e 2016.

• Articulação internacional Urban Leds – Rede de Cidades pela Sustentabilidade promovendo estratégias de desenvolvimento urbano de baixo carbono.
• Participação em fóruns internacionais e conferências do clima / geração de energia solar.
• Política de sustentabilidade e enfrentamento das mudanças climáticas / Certificado de Construções Sustentáveis.
• Inventário das emissões de gases de efeito estufa / Plano de baixo carbono.
• Programa de planejamento e plantio de árvores / Inventário e manual de arborização.
• A3P gestão participativa / financiamento de projetos.
• Programa Educar para uma Cidade Sustentável / Econúcleo Jaqueira (foto abaixo) / Mostra Ambiental do Recife Maré / Colônia de férias / Arte Educação / Desafio EcoRecife / Comea.
• Nova lei de infrações ambientais / Câmara de compensação ambiental / Inscrição de multas na dívida ativa.
• Projetos de Revitalização de Áreas Verdes (Pravs) / Revisão do código de meio ambiente / Informatização do licenciamento / Silia / Imóveis de proteção de área verde.

• Parque Capibaribe (foto acima)/ Sistema de unidades protegidas / Jardins históricos de Burle Marx / Cais do Imperador.
• Jardim Botânico  (foto acima) / Novas estruturas / Classificação A / área verde triplicada / Centro de Convivência.

Audicéa Rodrigues
Do Recife