PCdoB celebra a filiação do vereador de BH Tarcísio Caixeta

Dirigentes estaduais e municipais do PCdoB Minas Gerais e Belo Horizonte reuniram-se nesta sexta-feira (8) em um ato de boas vindas pela filiação do vereador da capital, Tarcísio Caixeta.

Por Mariana Viel, da redação do Vermelho-Minas

O ingresso do vereador Caixeta nas fileiras partidárias do PCdoB reforça a tática eleitoral do partido e o desafio de aumentar sua representação na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Ele irá compor a bancada comunista no legislativo municipal, ao lado do vereador Gilson Reis.

Segundo o presidente municipal da legenda, Zito Vieira, a filiação é a demonstração de que o PCdoB cresce e se fortalece nesse momento de acirramento político.

Durante a atividade, o deputado federal, Wadson Ribeiro – presidente do PCdoB-Minas – reforçou a importância do vereador Caixeta no cenário político da capital.

“Estamos celebrando hoje a filiação de um grande quadro político. Essa filiação é um reencontro do Caixeta e da nossa militância com os nossos ideais, com a nossa luta, com aquilo que sonhamos enquanto sociedade e com a construção de um país justo e livre”.

O parlamentar afirmou ainda que a atual conjuntura política nacional demonstra que a reação das elites brasileiras “é tão voraz contra os avanços que o Brasil obteve nas últimas duas décadas que se traduz em uma palavra que tem deixado esses setores na defensiva que é o golpe”.

Segundo ele, o país não vive um processo de transição democrática. “O que querem implementar contra a presidenta Dilma é um golpe, não como o de 1964, mas um golpe que tenta achar um amparo legal”.

Wadson explicou que o processo eleitoral de outubro será mais um capítulo dessa disputa. “Precisamos eleger nas mais de cinco mil cidades brasileiras lideranças e quadros políticos”.

Emocionado, o vereado Tarcísio Caixeta ressaltou a presença no ato de boas vindas de antigos amigos de luta e familiares. “É uma grande alegria contar com a presença de pessoas que, ainda na minha juventude compartilharam comigo os sonhos de uma sociedade justa e igualitária”.

Ele explicou que sua filiação ao PCdoB foi uma opção para permanecer no campo político democrático. Para ele, a atual conjuntura “exige firmeza e flexibilidade grande para construir uma grande frente em defesa da democracia tão ameaçada”.

“Acredito que a representação política tem que andar em consonância com o que acreditamos, mas tem que estar atrelada à orientação política do Partido. Neste momento de acirramento político devemos manter a veemência do debate, mas o conteúdo precisa falar mais alto do que a forma”.

A atividade contou ainda com a presença do prefeito de Contagem, Carlin Moura, do secretário estadual de Turismo, Ricardo Faria e da chefe de gabinete da deputada Jô Moraes, Andreia Diniz.